A praça em frente ao Teatro Carlos Gomes receberá a segunda edição do Mamaço em Blumenau. O evento acontecerá no dia 2 de agosto a partir das 10h e deve reunir dezenas de mães e bebês. O objetivo da mobilização nacional é de mostrar o direito das mulheres em amamentar seus filhos em público.

Continua depois da publicidade

A iniciativa é do Aleitamento Materno Solidário, um grupo de mulheres que pela internet ajuda e apoia outras mães em fase de amamentação, tendo como regra máxima a liberdade de poder cuidar sem que sofra preconceito, principalmente no momento de dar leite à criança.

– A Hora do Mamaço é importante para quebrar esse preconceito das pessoas com relação à mulher que amamenta (em público) de que ela está fazendo uma cosia feia, pelo contrário, ela está fazendo algo lindo, e também da mulher que tem vergonha porque acha que está causando algum constrangimento para quem está vendo. Nós queremos mostrar justamente que ela não tem que se esconder, que quem precisa se esconder é quem tem preconceito – disse a organizadora Jerusa Horácio.

Na primeira edição local, a chuva inibiu mais participações, mas foram feitos vídeos e fotos que se somaram junto aos de outras 43 cidades. A intenção foi editar um vídeo com 35 minutos, onde 723 mães amamentaram e foram apoiadas por outros mais de mil olhares de afeto.

História do Mamaço no Brasil

Continua depois da publicidade

Em 1992 a OMS Organização Mundial da Saúde instituiu a semana mundial de aleitamento materno, que ocorre anualmente na primeira semana de agosto. No Brasil, três anos atrás aconteceu o primeiro Mamaço, onde mães se reuniram para amamentar seus filhos em locais públicos. Elas manifestaram apoio a uma mãe que foi impedida de amamentar seu bebê em um local público. Desse evento nasceu a intenção de juntar mais famílias em prol do aleitamento, divulgar os benefícios do leite materno e apoiar as mulheres.

Veja o vídeo abaixo: