Cerca de 40 mulheres passaram neste domingo à tarde pela Praça Genésio Miranda Lins, na avenida Ministro Victor Konder – a Beira-rio -, para participar da Hora do Mamaço, em Itajaí. A iniciativa do grupo Aleitamento Solidário, que pela internet apoia mães em fase de aleitamento materno, tem o objetivo de dar fim ao preconceito relacionado à amamentação em locais públicos.

Continua depois da publicidade

É a primeira vez que o evento – que ocorre há três anos no país – chega a Itajaí. Fernanda Seára, que a partir do grupo de apoio na redes sociais organizou o evento no município, diz ter ficado satisfeita com o resultado:

– O fluxo de público foi transitório, mas ao todo devem ter passado cerca de quarenta mulheres.

A expectativa era de que em torno de 30 mulheres participassem da iniciativa. A programação em Itajaí foi divulgada inicialmente no Facebook – a página do evento contou com a confirmação de 33 mulheres. Já no fim da tarde, Fernanda contou que mulheres de Brusque, Gaspar e Balneário Camboriú também vieram. Algumas das participantes integram o grupo que se reúne quinzenalmente, e ontem à tarde puderam ampliar a troca de experiências.

– Teve quem passou pela praça e parou pra tirar fotos com olhar de surpresa. Isso é importante. Faz com que o ato vá se tornando normal. Se a gente mudar a cabeça de uma única pessoa eu já fico feliz – resumiu Fernanda.

Continua depois da publicidade

Letícia Freitas Mendes é umas mães que veio de longe pra participar do evento. A moradora de Brusque ficou sabendo da iniciativa via redes sociais e, como tinha um compromisso perto de Itajaí, decidiu participar. Ela conta que percebe o constrangimento dos outros quando vai amamentar, mas diz também que precisa trabalhar o próprio desconforto que sente.

– O Mamaço fez eu me sentir à vontade e nada constrangida. É uma ação muito importante e um incentivo para mudança dessa mentalidade.

O evento marca o começo da Semana Mundial de Aleitamento Materno, entre 1º e 8 de agosto. A celebração da amamentação nesse período – primeira semana do mês – foi instituída pela Organização Mundial de Saúde em 1992.