Até sexta-feira, o jornal Hora de Santa Catarina apresenta uma série de reportagens sobre o empreendedorismo, cada dia com um tema específico e importante, contando com o exemplo de uma das empresas que participa este ano do Eu Empresário – projeto em parceria com o Sebrae, que pretende estimular os empreendedores de Santa Catarina a investirem no negócio para terem sucesso no mercado.

Continua depois da publicidade

Ser um empreendedor pode se resumir em uma palavra: comprometimento. Isso porque ser comprometido é uma qualidade de quem não está de brincadeira, de quem está disposto a sair da zona de conforto por algo importante no seu negócio. Aquele que se dispõe em entregar na segunda-feira uma encomenda e não se importa de trabalhar no domingo para honrar a palavra, mesmo tendo um churrasco com os amigos.

A Kid Balão, de Porto Belo, é um micro empreendedor individual que está há apenas um ano no mercado e trabalha com decoração de festas infantis, eventos e locação de brinquedos.

A empresa apresentou algumas dificuldades comuns a essa categoria de empreendedor, muitas delas certamente ilustram a situação dos nossos leitores que tem um pequeno negócio e não sabem como cobrar corretamente o preço dos serviços, pela dificuldade em calcular o tempo gasto para desempenhar cada atividade, ou mesmo, não movimentam o dinheiro que entram em caixa, deixando parado até que seja entregue os serviços aos clientes.

Embora o perfil de cada empreendedor seja diferente, os consultores do Sebrae-SC, que ajudam no projeto, são objetivos na a recomendação: olhar para as oportunidades e tomar decisões com base na realidade que enfrentam todos os dias.

Continua depois da publicidade

DICAS PARA SER UM EMPREENDEDOR

:: Antecipe-se aos acontecimentos

:: Tome as providências necessárias: consiga o que for preciso, considere os fatores externos, mas não paralise diante das dificuldades.

:: Faça sua parte. A sorte é amiga de quem toma iniciativa.

Saiba mais

O que é o Microempreendedor Individual

:: O MEI é uma inovação no sistema tributário para que milhões de brasileiros formalizem os seus negócios.

:: A nova faixa de enquadramento do Simples Nacional legaliza os empreendedores individuais que faturam até R$ 60 mil por ano e que possuam, no máximo, um empregado.

:: Os profissionais que aderirem ao MEI pagarão imposto “zero” para o governo federal e terão alíquotas muito reduzidas para as demais contribuições. O custo máximo de formalização é de R$ 39,90 por mês, dependendo da atividade profissional.

Continua depois da publicidade

Benefícios

:: Com a regularização do negócio e o alvará emitido pela prefeitura, acaba o medo de que a mercadoria seja confiscada.

:: Feito o registro da empresa, o empreendedor passa a ter CNPJ, possibilitando a abertura de conta em banco e o acesso a crédito com juros mais baratos.

:: Com a empresa legalizada, o empreendedor poderá ter endereço fixo para facilitar a conquista de novos clientes.

:: Apoio técnico do Sebrae.

:: Cobertura da Previdência Social para o Microempreendedor Individual e para a sua família.

:: Possibilidade de negociação de preços e condições nas compras de mercadorias para revenda, com prazo junto aos atacadistas e melhor margem de lucro.

Continua depois da publicidade

:: Emissão de nota fiscal para venda para outras empresas ou para o governo.

:: Dispensa da formalidade de escrituração fiscal e contábil.

Programe-se e acompanhe as outras reportagens:

:: Segunda, 14/10: Sei empreender

:: Terça, 15/10: Sei planejar

:: Quarta, 16/10: Sei comprar

:: Quinta. 17/10: Sei vender

:: Sexta, 18/10: Sei controlar o meu dinheiro

:: Sábado, 19/10: Principais dicas