Depois de duas semanas de excessos dentro de casa em razão das festas de final de ano, provavelmente toda a família mudou a rotina alimentar. Agora, com a chegada das férias, é hora de reestruturar o cardápio e aproveitar, da maneira mais prática e saudável, a folga dos próximos dias.

Continua depois da publicidade

Seja qual for o destino do passeio, os pais devem estar atentos principalmente à conservação e à qualidade dos alimentos. Além disso, substituições como trocar pratos de feijão com arroz por sanduíches com maionese devem ser bem avaliadas.

– O ideal é nunca mexer na rotina das crianças. Os horários devem ser mantidos, e a alimentação deve continuar sempre balanceada – afirma a nutricionista Ivete Ciconet Dornelles, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas.

Outro fator a ser avaliado é se a criança está com sobrepeso. De acordo com uma pesquisa da empresa Carnegie Weight Management, especialistas em obesidade infantil revelaram que 40% dos pais não reconhecem problemas de peso nas crianças e acreditam que seus filhos são apenas “fofinhos”. Além disso, há pouco interesse da família em conhecer os produtos por meio dos rótulos.

Outro fator curioso é a sobrecarga calórica que as crianças sofrem com o fim do ano. O mesmo centro de pesquisas divulgou que, no fim de ano, o pequeno pode consumir até quatro vezes mais calorias do que o recomendado para a idade. Especialistas alertam que os excessos podem levar a um ganho de peso do qual, se não houver cuidado, a criança dificilmente conseguirá se livrar mais tarde.

Continua depois da publicidade

Cuidado especial para bebês

– Mesmo nas férias, tente manter a rotina da criança, principalmente os horários das refeições – lembre-se que geralmente nas escolas a alimentação é feita em horários mais cedo que o normal.

– Se for levar a criança a um restaurante fora do horário da refeição dela, procure alimentá-la antes de sair de casa. Nestes casos, vale também deixá-la dormir uns minutos para descansar e ficar disposta a sair com os pais.

– Não substitua a refeição das crianças, principalmente dos bebês, por sanduíches ou lanches rápidos.

– Embora as melhores papinhas sejam as orgânicas, preparadas em casa, durante viagens, prefira as industrializadas, porque oferecem mais segurança e não têm risco de estragar tão rápido.

Continua depois da publicidade

Para todas as idades

– Durante a viagem, leve alimentos acondicionados em bolsas térmicas para garantir a qualidade e evitar intoxicações.

– Nas férias, é importante que os pais limitem as guloseimas das crianças e incentivem as atividades esportivas.

– Cuidado com o excesso de refrigerantes. Incentive a ingestão de água, evite sucos artificiais, que são ricos em corantes, e prefira sucos naturais feitos na hora e água de coco.

– Na hora de comprar sorvetes, opte pelos pasteurizados e de preferência de frutas.

– Faça um kit para levar à beira-mar com frutas descascadas e picadas, bolachas, sucos gelados, água e frutas secas, como nozes, castanhas e damascos. Cenouras baby também podem ser uma opção rápida para petiscar.

Continua depois da publicidade

Fonte: Fontes: nutricionista Ivete Ciconet Dornelles, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas, e nutricionista Yole Brasil Luz

MORANGOS COM CEREAIS

A combinação de flocos de aveia, junto com as sementes, e iogurte é rica em nutrientes, proteínas e cálcio. O suco de laranja e os morangos contêm boas doses de vitamina C. Ingredientes:

– 150 g de morangos (6-8)

– 4 colheres (sopa) de suco de laranja

– 50 g de flocos de aveia

– 3 colheres (sopa) de sementes de girassol

– 3 colheres (sopa) de sementes de abóbora sem casca

– 2-3 colheres (sopa) de mel

– 12 colheres (sobremesa) de iogurte natural

Modo de fazer

1) Corte os talos verdes dos morangos e divida cada um em quatro pedaços. Coloque em uma tigela com o suco de laranja e reserve.

2) Coloque os flocos de aveia em uma frigideira e torre em fogo baixo-médio por 3 minutos. Mexa com a colher de pau para que dourem por igual.

Continua depois da publicidade

3) Adicione as sementes de girassol e abóbora e torre por mais 2 minutos ou até dourarem. Cuidado, pois as sementes de abóbora podem pular um pouco!

4) Desligue o fogo e acrescente o mel – a mistura vai borbulhar, mas continue mexendo até estar tudo bem misturado. Deixe esfriar.

5) Coloque uma camada de mistura num copo e complete com 2 colheres (sobremesa) de iogurte e as frutas. Repita as camadas e sirva.

SMOOTHIE DE FRUTAS

Ingredientes:

– 150 g de mirtilos

– 3 bananas fatiadas

– 1 colher (chá) de essência de baunilha

– 500 ml de iogurte natural

– 200 ml de leite

Modo de fazer

1) Descasque as bananas e corte-as em fatias. Coloque no liquidificador junto com os mirtilos, o iogurte, o leite e a essência de baunilha.

Continua depois da publicidade

2) Bata bem até obter uma mistura homogênea, cremosa e grossa. Despeje o smoothie em quatro copos.

Sugestão: Os mirtilos podem ser substituídos por morangos.

Fonte: O Pequeno Chef, de Nicola Graimes