O ano de 2024 promete ser bastante positivo para as ações de empresas listadas na bolsa de valores. Segundo a EQI Research, casa de análise da EQI Investimentos, o Ibovespa deve alcançar os 160 mil pontos ainda este ano – e, vale dizer, atualmente, o principal índice da bolsa está na casa dos 127-128 mil. 

Continua depois da publicidade

Mas o que explica tamanha perspectiva positiva? O principal motivo é a queda de juros. A Selic, taxa básica da economia brasileira, caiu de 13,75% para 10,75% em menos de um ano e novos cortes já estão previstos. A média do mercado acredita em Selic a 9% até dezembro e a 8,5% no ano que vem. 

Com isso, a renda fixa, que vinha rendendo praticamente 1% ao mês, deve perder atratividade, o que levará uma legião de investidores para a renda variável (mercado acionário incluso), em busca de mais rentabilidade. 

Para a EQI Research, o momento de corte de juros no Brasil e também nos Estados Unidos – onde os juros devem cair a partir do meio do ano – “é vento de cauda forte para o investimento em ações”. 

“Pode haver soluços aqui e acolá, ajustes de velocidade, mas a direção do vento é o mais importante. Nosso alvo de Ibovespa em 160 mil pontos está mantido”, afirma a casa de análise.

Continua depois da publicidade

Restrição a títulos isentos de IR também impulsiona as ações

Outro ponto que aumenta a atratividade das ações no momento é uma norma recente do Conselho Monetário Nacional (CMN), que colocou restrições à emissão de alguns títulos de renda fixa isentos de imposto de renda. 

Bastante procurados pelos investidores justamente pelo benefício da isenção no IR, eles viveram um boom nos dois últimos anos, mas já começam a ficar mais escassos no mercado devido às mudanças nas regras. 

Com isso, a oferta de Letras de Crédito e de Certificados de Recebíveis do setor imobiliário (LCIs e CRIs, respectivamente) e agrário (LCAs e CRAs, respectivamente) diminui. E os investidores buscam outras opções. 

“Um mercado isento de impostos menor e taxas de juros também menores são fatores positivos para investimento em Renda Variável”, destaca o banco BTG Pactual. 

O BTG calcula que, com a restrição aos títulos isentos, cerca de R$ 120 bilhões devem migrar para outros produtos do mercado financeiro, com destaque para as ações. 

Continua depois da publicidade

“As novas regulamentações e a busca por alternativas estão impulsionando investidores em direção a opções como ações”, aponta. 

Como escolher as melhores ações? 

Se o seu perfil de investidor é moderado ou arrojado (ou seja, você aceita ter mais riscos em seu portfólio), você pode ter ações em carteira. Ações nada mais são do que pequenas frações de uma empresa e, ao adquiri-las, você passa a ser acionista do negócio, se beneficiando da valorização dos papéis e da distribuição de lucros via dividendos. 

Mas como descobrir quais as melhores ações para investir já que são mais de 400 empresas listadas na bolsa brasileira?

Para ajudar o investidor a escolher os melhores ativos de maneira bem informada e autônoma, a EQI Research disponibiliza, gratuitamente, seu Guia de Ações

Nele, é possível verificar indicadores de saúde financeira das empresas e a média das recomendações  das casas de análise para todas as ações negociadas na bolsa. 

Continua depois da publicidade

No Guia, é possível checar, por exemplo, qual o preço atual da ação, qual o preço-alvo que o ativo deve alcançar na visão das principais casas de análise, qual o potencial de valorização e qual a recomendação dominante, se de compra, venda ou manutenção.

O investidor pode ainda comparar as suas escolhas com a Carteira Recomendada da EQI Research, que é uma seleção dos melhores ativos do momento na visão dos analistas da casa. 

Quais são as melhores ações para investir em abril?

Mensalmente, a EQI Research divulga sua Carteira Recomendada de Ações, que apresenta uma seleção de ativos considerados interessantes para o momento, dado o cenário macroeconômico e particularidades dos setores e das próprias empresas. 

Assim, uma Carteira Recomendada é uma boa opção tanto para quem já investe (e quer confrontar suas escolhas com a dos analistas) quanto para o iniciante. 

Continua depois da publicidade

Isso porque, em tal carteira, analistas de casas renomadas fazem uma seleção dos ativos mais atraentes no momento e dão explicações sobre a escolha. 

Uma boa sugestão aos principiantes é acompanhar carteiras recomendadas de diversas casas, a princípio, e depois se concentrar em uma ou algumas poucas que “falem a sua língua” e tenham um ponto de vista que o investidor considera interessante. Ter confiança na research e nos analistas da casa é bastante relevante.

Abaixo, você confere quais as ações mais interessantes para investir em abril, na visão da EQI Research: 

  • Banco do Brasil
  • PetroRio
  • B3
  • Petrobras
  • Itaú
  • Vale
  • Cyrela
  • Sabesp
  • 3R Petroleum
  • Rede D’Or
  • Vamos
  • Mitre
  • Eucatex
  • Marisa
  • ETF Small Caps (SMLL11)

Continua depois da publicidade

Clique aqui e acesse agora mesmo o Guia de Ações!