Engana-se quem pensa que a tradicional coleção de cartões de visita ficou antiquada para os dias de hoje.

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A arte de mantê-la atualizada ainda é uma das estratégias mais eficazes para a agilidade e a prospecção de negócios.

Enquanto folheia uma de suas três pastas de cartõezinhos – cada uma tem capacidade para aproximadamente mil unidades e é organizada por ordem alfabética dos nomes das empresas -, Marcelo Hack, presidente do Perini Business Park, reforça a importância de ser organizado com os cartões que são trocados no dia a dia e em eventos de negócios como a Expogestão, que neste ano teve o executivo na presidência da comissão organizadora.

– Há contatos aqui que são valiosos. E só os tenho porque tive a oportunidade de trocar cartões. Ou seja, trouxe a pessoalidade para os negócios” -, conta o executivo.

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– A troca de cartões pode até parecer clichê, mas ainda é uma estratégia fantástica. Principalmente porque é possível conhecer novas pessoas. Os cartões são uma consequência quando se percebe que existe afinidade entre os negócios das pessoas envolvidas -, explica a coaching Lena Souza.

Trocar cartões significa abrir portas para ampliar a rede de relacionamentos. Manter ligação com o novo contato é uma oportunidade.

– Compartilhar experiências é uma grande forma de aprendizado. Absorver as experiências de outras pessoas. Em eventos de negócios, como a Expogestão, que cria todo ano um espaço para relacionamento, é possível vivenciar um misto de possibilidades que no dia a dia não existe-, diz Hack.

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Para ter sucesso com esta estratégia é preciso investir em uma palavra-chave: gentileza.

– Da mesma forma em que há a preocupação em ser gentil e agradável em um evento de negócios, é essencial levar esta característica para os contatos que acontecem quando os executivos voltam para suas empresas -, aconselha Lena.

Uma das dicas da coaching é fazer um contato por e-mail assim que o evento terminar.

– Com objetividade, fale onde foi o encontro e o assunto tratado. Agradeça a troca de ideias e peça permissão para telefonar ou marcar um novo encontro -, sugere.

O maior desafio depois da troca de ideias é manter a atratividade para os negócios. Por isso, é importante identificar as afinidades. Outros cartões que aparentemente não serão utilizados a curto prazo devem ser guardados com a mesma dedicação.

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No futuro, os negócios podem tomar um rumo diferente e aquele contato vai poder se tornar indispensável.

– Se você foi gentil assim que trocou os cartões, será lembrado por isto. É uma excelente impressão -, garante a coaching.

E se você quiser garantir que a sua gentileza seja lembrada, o presidente do Perini Business Park deixa uma dica.

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– Escreva o nome da pessoa no título do e-mail. Antes de apagar aquele número enorme de spams que caem na caixa de entrada todos os dias, aquele título vai chamar a atenção. Ela vai saber que aquele e-mail realmente foi escrito para ser lido com atenção -, destaca Hack.

Tecnologia ajuda, mas não é suficiente

Apesar de as facilidades das novas tecnologias, um contato próximo, pessoal, ainda faz toda a diferença no mundo dos negócios.

– Observo muito a nova geração e me preocupo com os negócios que serão fechados no futuro. Os jovens estão dando prioridade para o relacionamento virtual e não percebem que, muitas vezes, nada substitui o contato pessoal -, afirma o executivo Marcelo Hack.

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Lena Souza concorda com o empresário.

– As pessoas são lembradas porque se fazem presentes. Os negócios são feitos por pessoas. É por meio deste relacionamento pessoal que os empresários vão identificar possíveis afinidades de parcerias -, explica a coaching.

– Ninguém melhor do que o próprio empresário para falar de seu negócio-, complementa Hack.

O que os executivos podem – e devem – fazer é usar as tecnologias para garantir agilidade às suas atividades. A era dos tablets e dos smartphones trouxe a facilidade de manter os negócios em qualquer parte do mundo.

– A tecnologia se tornou parceira dos empresários, mas deve ser vista apenas como um agente facilitador para manter o relacionamento que foi criado pessoalmente -, afirma o executivo.

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Mantenha o contato

Tenha organização com os cartões. Separe-os em pastas ou caixas e divida-os por ordem alfabética. Se sua memória não for muito boa, é melhor optar por classificá-los pelo nome da empresa.

Os cartões de pessoas que têm atividades similares às suas podem ter maior destaque na sua coleção, pois devem ser utilizados mais vezes.

Faça contato nos primeiros dias após o evento para que a pessoa se lembre de você e perceba o real interesse em manter um relacionamento profissional.

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Quando entrar em contato, dê referências sobre o local do último encontro e o assunto que foi tratado. Isso demonstra que você deu importância àquela conversa.

Seja gentil. A troca de cartões não implica na obrigação de manter contato. A gentileza gera uma conversa agradável e a pessoa terá mais simpatia em continuar conversando sobre negócios.

Se você tem interesse em marcar novos encontros, peça permissão para telefonar e informe quando fará isso.

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Seja objetivo em e-mails e telefonemas.

Depois que trocar um cartão, escreva nele alguma referência da pessoa que o entregou. É uma maneira de se lembrar dela quando precisar fazer contato.