Silvia Santos, engenheira civil, docente e pesquisadora na Escola Politécnica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é uma das seis candidatas ao Prêmio FMOI GREE Mulheres na Engenharia 2024. A indicação foi durante a 7ª Reunião Ordinária do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), realizada em Brasília, no início de agosto. A indicação foi confirmada pelo Conselho Diretor (CD) do Conselho Federal.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Silvia Santos foi indicada com o apoio de várias instituições. Entre elas está o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), com ênfase no Comitê Mulher do conselho.
“Precisamos trazer mais mulheres ao setor de tecnologia”, diz investidora Cláudia Rosa
— Por meio de suas iniciativas, o Comitê tem desempenhado um papel importante na valorização e no reconhecimento das mulheres no campo da engenharia, alinhando-se aos objetivos de promover maior igualdade e oportunidades para as profissionais do setor — pontua Rafaela Fabris de Souza, engenheira e membro do comitê.
Continua depois da publicidade
A indicação de Silvia busca destacar a contribuição da engenheira para a engenharia, evidenciando a liderança, empreendedorismo e dedicação à formação e desenvolvimento profissional na área tecnológica.
Kita Xavier, presidente do Crea-SC, reforçou a importância da atuação da profissional como conselheira, além de destacar o “empenho no aprimoramento da profissão” por parte de Silvia.
A universidade onde ela leciona, a Univali, elogiou as contribuições de Silvia em “projetos significativos na região da Foz do Rio Itajaí, reforçando seu papel de liderança acadêmica”. Entidades como a Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Foz do Rio Itajaí (AREA-Itajaí) e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) também reconheceram a candidatura dela.
Silvia Santos soube da indicação na última quinta-feira (29), e disse ser uma “honra imensa”.
Continua depois da publicidade
— É uma honra imensa ter meu nome indicado pelo CREA-SC e ratificado pelo CONFEA para o Prêmio oferecido pela Federação Mundial das Organizações de Engenharia. Esta indicação reforça meu compromisso com o avanço da engenharia e com a valorização das mulheres na profissão. Estar entre mulheres excepcionais e receber este reconhecimento é um grande privilégio. Sou profundamente grata pela valorização do meu trabalho e esta distinção é um reflexo do esforço coletivo de todos ao meu redor. Muito obrigada — afirmou.
Outras cinco engenheiras também foram indicadas. São elas Maria da Glória Vieira Lorenzzetti, Daniele Coelho Marques, Marisa Inácio da Silva Moraes, Mariangela Hungria e Nilza Luiza Venturini Zampieri. A seleção, feita pelo Comitê Gestor do Programa Mulher do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que quer promover a equidade de gênero e fortalecer a presença feminina em cargos de liderança dentro do Sistema Confea/Crea.
Prêmio FMOI GREE Mulheres na Engenharia 2024
Concedido anualmente pela Federação Mundial das Organizações de Engenharia (FMOI), o Prêmio FMOI GREE Mulheres na Engenharia 2024 reconhece mulheres engenheiras que se destacam pela excelência técnica, liderança e impacto significativo nas áreas de atuação.
O prêmio inclui uma medalha, um certificado e uma quantia em dinheiro de US$ 1.000, que equivale a cerca de R$ 5.654.
Continua depois da publicidade
A vencedora deve ser anunciada em setembro, e homenageada durante a Conferência Global de Engenharia (GECO), que será realizada em Kigali, Ruanda, de 15 a 18 de outubro de 2024.
*Sob supervisão de Raquel Vieira
Leia também
Casarão histórico de Florianópolis vira ambiente com pub e gastronomia; veja fotos