Hong Kong suspendeu temporariamente e importação de frango de uma planta frigorífica de Xaxim, no Oeste de Santa Catarina. A decisão foi tomada após traços de coronavírus serem detectados em asas de frango exportadas pelo Brasil, segundo anúncio da prefeitura de Shenzen.
Continua depois da publicidade
OMS diz que coronavírus estava em embalagem de frango de SC e descarta contaminação por comida
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que o anúncio foi feito na quinta-feira (13), mas até a manhã desta terça-feira (18) não houve notificação oficial sobre a decisão. As informações são do G1.
China descarta restrições para importação após caso de coronavírus em carne de frango de SC
Em nota, a ABPA disse que apoia a associada para a apresentação de esclarecimentos, com bases técnico-científicas, sobre o caso de contaminação apontado pela cidade chinesa. “A ABPA também apoiará o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento dentro das tratativas com as autoridades de Hong Kong, para que a situação se clarifique e se restabeleça”, informou em nota.
Continua depois da publicidade
Secretário da Agricultura não acredita em exportação saindo de SC com coronavírus: “Equívoco”
A medida afeta apenas a planta de Xaxim da empresa Aurora, conforme a ABPA. Até as 10h desta terça-feira, a Cooperativa Central Aurora Alimentos ainda não tinha se manifestado sobre o assunto.