A cidade de Camboriú teve a maior redução na taxa de homicídios dolosos – quando há intenção de matar – de Santa Catarina no comparativo entre 2012 e 2013. Conforme relatório anual da Polícia Militar, divulgado no fim de semana, o número que era de 40 caiu para 23, gerando uma redução de 42%.
Continua depois da publicidade
O comandante da PM de Camboriú, capitão Pablo Neri Pereira, atribuiu a queda ao programa “Projeto Camboriú Mais Segura” lançado em março deste ano. O trabalho que segue até 2014 é uma parceria entre a PM, Polícia Civil, prefeitura de Camboriú, Assistência Social, Conselho Comunitário de Segurança e a comunidade.
– Não trabalhamos apenas com a repressão policial, mas sim com a prevenção para evitar problemas futuros. Desde o início do ano viemos baixando os índices mês a mês – explica o comandante.
No começo de 2013, o batalhão da cidade recebeu reforço de 10 policiais militares para trabalhar permanentemente nas áreas consideradas de risco. Além disso, o efetivo também trabalha com uma base operacional móvel nos bairros Monte Alegre e Tabuleiro.
Continua depois da publicidade
– Tínhamos uma meta que foi imposta pelo comando geral e ela foi alcançada. Tivemos quase 50% de redução. O saldo é positivo, mas agora também temos um desafio para o próximo ano que é dar continuidade ao trabalho, não só manter o número mas também tentar diminuir – afirma.
Em todo o Estado, a redução foi de 5,46%. Até sexta-feira, foram registrados 675 assassinatos, contra os 714 registrados no ano passado (39 homicídios a menos).
Destaques
Quatro cidades da região têm destaque positivo nas estatísticas dos assassinatos. Bombinhas não registrou homicídios em 2013. Penha teve diminuição de sete para três mortes e Balneário Piçarras de seis para três. Em Itapema também ocorreram menos homicídios, embora a redução tenha sido menor (de 11 para 10).
Continua depois da publicidade
Por outro lado, alguns dos piores números de Santa Catarina também vêm do Litoral Norte. Navegantes foi a cidade do Estado com o maior aumento na quantidade de assassinatos: foram 23 neste ano contra 11 em 2012. Já entre as maiores taxas de homicídio por 100 mil habitantes o destaque negativo é Balneário Camboriú, com 20,35. O índice só é inferior aos 23,97 de Chapecó.
*Colaborou Victor Pereira