Pelo menos dois casos de homens que se passam por bombeiros militares foram registrados desde domingo em Itajaí. Vestidos com calça azul e blusa vermelha, semelhantes às roupas dos soldados, eles fiscalizam extintores de carros particulares.
Continua depois da publicidade
Dizendo ser credenciados para o serviço pelos bombeiros e alegando que os materiais estão vencidos ou irregulares, os homens apreendem os objetos – que depois são vendidos. Os golpistas afirmam que se o cidadão não trocar o extintor sofrerá sanções e multas.
O Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí tomou conhecimento da ação quando uma senhora entrou em contato com a corporação, informando do ocorrido e questionando se o procedimento era correto.
– É preciso alertar que isso não existe por parte do Corpo de Bombeiros. Não somos nós que fazemos vistorias em carros particulares e qualquer abordagem desse tipo deve ser informada à polícia – esclarece a tenente Heloísa Helena Battisti.
A tenente informa ainda que os bombeiros executam a fiscalização de extintores somente em endereços residenciais, comerciais e industriais. A vistoria em veículos só ocorre eventualmente em apoio e por solicitação dos órgãos de trânsito, como Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Coordenadoria Municipal de Trânsito (Codetran).
Continua depois da publicidade