Uma história que tinha tudo para terminar tragicamente teve um final feliz na sexta-feira em Balneário Piçarras. Três homens foram resgatados após o barco em que eles estavam sofrer uma pane no motor e ficar à deriva por volta das 2h. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, um dos passageiros conseguiu fazer contato pelo celular e contou que a embarcação adentrou o mar às 18h. Os homens estariam pescando próximo à Ilha Feia quando perto das 22h45min, ao tentarem voltar para a margem do Rio Piçarras, perceberam a falha no motor. De acordo com os bombeiros, eles não usavam coletes salva-vidas quando o barco começou a afundar.
Continua depois da publicidade
– Não sei dizer o tamanho preciso das ondas, mas calculo que chegavam aos dois metros. Um dos passageiros ficou tão desesperado para fazer o motor pegar que, quando o encontramos, mal conseguia mexer os braços – conta o sargento Luiz Adonis Zimermann, que participou do salvamento.
A guarnição de mergulho dos bombeiros foi acionada para fazer o resgate com um jet-ski do batalhão de Balneário Piçarras. O sargento explica que o socorro começou às 2h30min e, por causa da chuva e do vento forte, se passaram 15 minutos até que os bombeiros encontrassem o barco. Ele conta que os homens usaram uma lâmpada para sinalizar a localização. Luciano Schmidt, 40 anos, Valdeci Batista da Paixão, 39, e Anderson Ribeiro, 35, receberam coletes salva-vidas e logo após foi feito o reboque do barco, que não tinha remos, até o canal do rio. Segundo Zimermann, os passageiros estavam em estágio inicial de hipotermia. Foi feito atendimento pré-hospitalar com mantas térmicas, e logo após eles foram liberados.
– Tudo conspirou contra nessa história, que poderia ter terminado de um jeito bem diferente. Nossa orientação é pra que as pessoas se lembrem sempre de levar coletes salva-vidas, remos para embarcações pequenas, um meio de comunicação com bateria e uma fonte de iluminação. Que sempre prezem pela segurança em primeiro lugar – recomenda o sargento.
Continua depois da publicidade