Quatro homens foram condenados por integrarem uma organização criminosa e por envolvimento em um homicídio ocorrido em 2021, no Sul de Santa Catarina. As penas variam de quatro até 25 anos de prisão em regime fechado.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Dois deles foram condenados pela prática de homicídio duplamente qualificado e organização criminosa, um por homicídio qualificado e o quarto réu por integrar organização criminosa.
Ciclista morre em grave acidente na SC-285, no Sul de SC
O quarto réu foi absolvido do crime de homicídio, mas foi condenado por integrar o grupo criminoso para prática de atividades ilícitas, especialmente tráfico de drogas e associação para o tráfico, além de posse e porte ilegal de arma de fogo. Um quinto réu ainda será julgado.
Continua depois da publicidade
Conforme a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), os homens faziam parte, ao menos desde 2021, de um grupo criminoso com atuação no Estado e no Rio Grande do Sul.
O crime
A vítima foi surpreendida pelos criminosos e morta com cinco tiros em um posto de combustíveis do município de São João do Sul. De acordo com o MPSC, o crime “foi executado com o objetivo de exterminar a concorrência no tráfico local”, o que configura motivo torpe.
Tradicional empresária do Sul de SC morre aos 71 anos
Além disso, por estarem em maior número, o grupo impossibilitou que a vítima fugisse ou tentasse se defender.
Veja como ficaram as sentenças
- Primeiro réu: condenado por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima) e pelo crime de organização criminosa. Pena: 25 anos, seis meses e sete dias de reclusão em regime inicial fechado.
- Segundo réu: condenado por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima). Pena: 12 anos de prisão em regime inicial fechado.
- Terceiro réu: condenado por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima) e pelo crime de organização criminosa. Pena: 23 anos, cinco meses e cinco dias de reclusão em regime inicial fechado.
- Quarto réu: foi absolvido da participação no crime de homicídio, mas foi condenado por integrar facção criminosa para prática de atividades ilícitas, especialmente tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídio e posse e porte ilegal de arma de fogo. Pena: quatro anos e um mês de reclusão em regime inicial fechado.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Polícia Civil prende suspeito de feminicídio no Sul de SC
BR-101 no Sul de SC registra pontos de alagamentos após chuvas