Enquanto as mulheres lideram a lista de afazeres básicos, como limpeza, os homens se destacam na compra e pesquisa de preços. É o que aponta os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao menos 5 milhões de catarinenses, com 14 anos ou mais, fazem os afazeres de casa no próprio domicílio.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua 2022, por meio do tema Outras Formas de Trabalho, levou em conta sete tarefas domésticas.
A atividade que lidera é o “preparo de alimentos, arrumar a mesa ou lavar a louça” onde 4,369 milhões de pessoas alegaram que a realizam. Em seguida vêm “fazer compras ou pesquisar preços” com 4,254 milhões, e o “cuidado com roupas e sapatos”, com uma estimativa de 4,225 milhões.
Santa Catarina realizou 5 transplantes de coração em 2023; saiba como fila funciona
Continua depois da publicidade
Já entre os homens, a tarefa doméstica com maior incidência é “fazer compras ou pesquisar preços de bens para domicílio”, com 1,950 milhões de respostas. Entre as mulheres, a atividade que se destaca é a “preparar ou servir alimentos, arrumar a mesa ou lavar a louça”, com 2,624 milhões.
O estudo aponta, ainda, que a única tarefa que os homens fazem mais que as mulheres em Santa Catarina é “pequenos reparos ou manutenção do domicílio, do automóvel, de eletrodomésticos ou outros equipamentos”: 1,779 milhões do público masculino contra 1,272 do feminino.
Em nível nacional, a tendência segue a mesma que em Santa Catarina: as mulheres lideram o preparo de alimentos (78,716 milhões) e os homens a compra ou pesquisa de preço (48,766 milhões).
Participação de homens nas tarefas aumenta
Dos sete itens analisados, os homens tiveram um aumento na participação de seis deles ao comparar com os dados de 2019. O destaque está no tópico “Cuidar da limpeza ou manutenção de roupas e sapatos” onde o crescimento foi de 9,1%: passou de 1,5 milhões para 1,6 milhões.
Continua depois da publicidade
Outro ponto é que mesmo as compras e a pesquisa de preço sendo a principal atividade entre o sexo masculino, a tarefa apresentou uma ligeira queda de -1,21%. Em 2019, a variável era de 1,974 milhões, número que caiu para 1,950 milhões em 2022.
Já entre as mulheres, houve queda na participação em quatro dos sete itens. A mais expressiva foi no tópico “Cuidar da limpeza ou manutenção de roupas e sapatos” com uma diminuição de -3,21% em relação a 2019.
Por outro lado, o público feminino aumento em 13% a realização da tarefa “Fazer pequenos reparos ou manutenção do domicílio, do automóvel, de eletrodomésticos ou outros equipamentos” ao comparar com 2019: passou de 1,1 milhão para 1,2 em 2022.
Confira as principais atividades de homens e mulheres:
Leia também:
Mais de 50% das cidades catarinenses fecham com contas no vermelho o primeiro semestre
Continua depois da publicidade
Saiba quais agências da Receita Federal foram suspensas em SC e PR