Os homens que não malham podem – e devem – sentir inveja dos musculosos. Pesquisadores da Suécia acompanharam mais de um milhão de garotos do sexo masculino entre 16 a 19 anos por um período de 24 anos e descobriram que os mais fortes vivem mais dos que o fracos.

Continua depois da publicidade

E mesmo aqueles meninos fortes que estarão acima do peso no momento em que chegar à idade adulta terão músculos que tendem a durar mais.

Na pesquisa, os adolescentes foram convidados a fazer flexões de braço, exercício de perna e teste de força muscular. Os meninos com baixa resistência e pernas e braços fracos eram mais propensos a morrer mais cedo.

O relatório também sugere que as pessoas fisicamente mais fracas podem ser mais vulneráveis mentalmente. Mas o estudo salientou que a construção muscular não deve ser feita através de treinamento de peso excessivo.

Continua depois da publicidade

Mortes

Durante o estudo, a maior causa isolada de morte foi ferimento acidental, seguido de suicídio, câncer, doença cardíaca e derrame. Os adolescentes que tiveram pontuação acima da média na força muscular no início da pesquisa tinham um risco de 20% a 35% menor de morte prematura por qualquer causa e também de doenças cardiovasculares.

Eles também estão na lista dos que possuem menor probabilidade de cometer suicídio e de ter qualquer diagnóstico psiquiátrico, como esquizofrenia ou depressão.