De acordo com pesquisadores americanos, o casamento geralmente reduz comportamentos agressivos em homens. Não está claro, no entanto, se esta associação acontece por causa do matrimônio por si só ou se homens mais sociáveis são mais propensos a casar.

Continua depois da publicidade

A resposta, segundo um estudo liderado por um geneticista da Universidade de Michigan, sugere as duas coisas.

– O casamento geralmente é bom para os homens, pelo menos para torná-los mais sociáveis – disse a professora de Psicologia Alexandra Burt.

Este é o primeiro estudo que investiga os efeitos do casamento nos comportamentos antissociais usando amostras genéticas. Os pesquisadores examinaram dados de 289 pares de gêmeos, que foram acessados quatro vezes nas idades de 17, 20, 24 e 29 anos.

Continua depois da publicidade

O estudo descobriu que homens menos antissociais com 17 e 20 anos eram mais propensos a casar com 29 anos – os pesquisadores se referem ao início do matrimônio como um processo seletivo. Quando comparados dois gêmeos idênticos, sendo um casado e outro não, o casado geralmente era mais sociável.

A pesquisadora acredita que esta descoberta difere das anteriores porque o número de casamentos diminuiu de forma significativa nos últimos anos. Outro fator importante é a qualidade dos casamentos: o efeito no comportamento anti-social tende a ser mais forte em casamentos melhores.