Um grupo de suicidas ligado ao Talibã atacou a base norte-americana em Torkham, na província de Nangarhar, no Afeganistão, próxima a fronteira com o Paquistão, no começo da manhã desta segunda-feira (horário local). Autoridades relatam que foram ouvidas explosões e um tiroteio após o ataque. A principal rodovia da região, usada para suprir as instalações dos Estados Unidos, teria sido bloqueada.

Continua depois da publicidade

Atuam nesta base operacional 66 mil soldados americanos junto das forças armadas de outros países. Informações repassadas pela Otan à rede BBC afirmam que nenhum estrangeiro morreu durante a ação.

Recentemente, o Afeganistão enfrenta uma onda de violência, com ataques registrados em todo o país e dezenas de vítimas, a maioria, civis.

Os atentados liderados pelo Talibã estão sendo interpretados como uma tentativa de afirmar sua presença no país e testar as forças afegãs antes da saída das tropas norte-americanas, prevista para o final de 2014, após as eleições afegãs em abril.

Torkham é , para a Otan, uma via terrestre crucial de abastecimento do Afeganistão pelo porto marítimo mais próximo, em Karachi. O governo de Nangarhar disse que os insurgentes atacaram primeiro caminhões de suplementos da Otan. Depois disso, três homens-bomba armados começaram a atirar nas forças afegãs e americanas. Após três horas de tiroteio, os insurgentes foram mortos.

Continua depois da publicidade

O Talibã se responsalibizou pelo ataque em um pronunciamento enviado para os meios de comunicação.