Os preparativos são intensos para as duas procissões com a secular imagem de Nosso Senhor dos Passos que vão marcar o final de semana em Florianópolis. Uma na noite de sábado e outra na tarde de domingo. Na sua 248ª edição, o ritual católico reunirá milhares de pessoas no Centro da cidade. A imagem em tamanho natural representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário.

Continua depois da publicidade

::: Trânsito no Centro de Florianópolis é alterado para procissão

Na noite de sábado ocorre o translado das imagens de Nosso Senhor e da Nossa senhora das Dores. A procissão inicia às 20h, com saída da Capela Menino Deus, anexo ao Hospital de Caridade. No domingo, 16h, tem a procissão com o encontro das imagens, com saída da Catedral Metropolitana.

A Procissão do Senhor Jesus dos Passos é uma das maiores festas de fé e de religiosidade popular de Santa Catarina. Está ligada à tradicional Irmandade que lhe dá o nome e ao Imperial Hospital de Caridade. No domingo, às 9h30min, é celebrada uma missa na catedral com participação da Irmandade do Senhor.

Continua depois da publicidade

A semana foi de cerimônias religiosas na Capela de Nosso Senhor dos Passos. Ontem aconteceu a Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos e também a Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento. Nesta sexta, 19h, ocorre a Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento. Na segunda-feira tem a Missa de Ação de Graças.

Ontem pela manhã houve cerimônia de lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos. O ato tradicionalmente ocorre 15 dias antes da Sexta-feira Santa e realizado por crianças com até sete anos de idade. Cabe aos adultos secá-la, ocasião em que aproveitam para agradecer graças alcançadas ou fazer pedidos. A água utilizada na cerimônia é misturada com água benta e distribuída aos fiéis que levam as garrafas para casa.

Após as procissões, as imagens são recolhidas para a Capela Menino Deus.