Caetano Valões e seus irmãos fundaram, em 1885, um povoado, mais tarde denominado Valões, em homenagem a seus fundadores. À época da fundação estava sob o domínio do estado do Paraná, mas era pretendido para Santa Catarina. O território sofreu as consequências da questão de limites entre os dois estados, assim como a trágica Guerra do Contestado.

Continua depois da publicidade

Até o Distrito de Valões se emancipar do município de Porto União, se passaram 41 anos. E quando esse fato histórico aconteceu, foi graças ao empenho de alguns cidadãos influentes da “Vila”, que se mobilizaram num forte movimento junto à Câmara Municipal de Porto União para, finalmente, tornar Valões independente e fazê-lo começar a andar com suas próprias pernas.

Os cidadãos Elias Sfair e Artur Romário Caesar (Nôno Caesar), representando os líderes do movimento “separatista”, foram até Florianópolis para entregar a documentação necessária, acompanhada de uma carta reivindicatória, e ampla exposição de motivos, ao presidente da Assembleia Legislativa, Ivo Silveira, e ao Governador Celso Ramos. Irineópolis foi o nome dado ao novo município que sucedeu o Distrito de Valões, em homenagem ao ex-governador Irineu Bornhausen (1951-1956).

Saiba mais

? População: 10.556 habitantes

Continua depois da publicidade

? Localização: Norte, a 239 km de Joinville

? Área: 591 quilômetros quadrados

? Emancipação: 23/04/1962

? Características: a região povoada por descendentes de alemães, poloneses e italianos

? Atrativos: se destaca na produção agrícola

? Pontos turísticos: Estância Mineral Água de Valões, Cachoeira do Amendoim e

Usina do Despraiado

? Curiosidades: o nome da cidade foi uma homenagem ao ex-governador catarinense Irineu Bornhausen

“Nossa população é muito acolhedora e faz com que as pessoas queiram sempre voltar”.

Juliano Pozzi Pereira

Prefeito