Seu Algarino Silveira, 51 anos, tinha uma dor nas costas insuportável e foi buscar ajuda. Sua filha, Franciele, chamou uma vizinha, e conseguiu juntar um dinheiro para que ele recebesse uma avaliação de um médico particular. Resultado: precisava urgente de uma cirurgia. Isto foi no final de 2011. Ao levar a solicitação para o Posto de Saúde do Morro das Pedras, seu Algarino entraria em uma fila interminável por uma consulta com especialista em coluna para passar pela tão necessária cirurgia.

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E a solução?

Há dois cadastros de seu Algarino. Um no setor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde e outro na regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Mas não há previsão dele ser chamado, pois não foi especificado a gravidade de seu problema. A única solução, segundo a assessoria de imprensa da SES é passar por uma nova avaliação no Posto de Saúde e fazer um novo pedido, para incluir a gravidade do caso.

Onde cobrar

É comum casos como de seu Algarino. Em um cadastro mal feito, muitas pessoas ficam esperando por anos uma consulta por não ter sido especificado, na hora da solicitação, a gravidade.

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Em casos assim, a orientação é ligar para a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde para mais informações no telefone: (48) 3221-2065 ou pelo e-mail imprensa@saude.sc.gov.br. Horário de atendimento: das 14h às 19h.