O atleta Rafael Ferrari propôs um desafio diferente pelas ruas de Florianópolis: testar se é seguro correr na cidade no meio da madrugada. O treino foi filmado por ele e se transformou em um vídeo que viralizou nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Ele começa a gravação às 3h30min e questiona: “será que é perigoso correr esse horário sozinho aqui?”. Rafael inicia o trajeto em uma das pontes da cidade e passa pelo Terminal Rodoviário de Florianópolis e o Mercado Público, pontos em que diz estar tranquilo.

Depois, já no quinto quilômetro de corrida, o atleta ainda enfrenta chuva e relâmpagos. Por volta das 4h50min, ele finaliza o trajeto de 12 quilômetros.

Rafael conta que começou a fazer essa experiência no Rio de Janeiro, onde correu de madrugada por comunidades, e decidiu replicar a experiência na capital catarinense. Apesar de ter o costume de correr cedo, no dia em que gravou o vídeo o horário foi atípico.

Continua depois da publicidade

Veja vídeo

— Costumo correr cedo! 5h da manhã normalmente, mas esse dia precisava trabalhar cedo, aí fui às 3h da manhã — relembra.

Nascido em Vitória, no Espírito Santo, o atleta conta que mora há seis anos em Santa Catarina, e que já esperava que o vídeo tivesse repercussão por abordar questões como a da criminalidade. Entre os comentários, estavam de pessoas que afirmavam não ser possível replicar esse tipo de experiência sendo mulher ou que não seria bom “divulgar tanto” a segurança da cidade.

— Não vejo como crítica direta a mim. A insegurança por parte das mulheres é um sentimento válido delas, não uma crítica ao meu conteúdo ou a mim! Quanto ao fato das pessoas não quererem que eu fale que SC é seguro, bem, isso pra mim jamais será uma crítica – é mais sobre exaltar a qualidade de uma cidade — afirma.

Continua depois da publicidade

Secretário de segurança destaca indicadores positivos da cidade

O Coronel Araújo Gomes, Secretário Municipal de Segurança de Florianópolis, explica que o resultado positivo observado na cidade atualmente é reflexo de uma série de ações que têm sido adotadas nos últimos anos.

— Florianópolis é hoje a capital mais segura do país. Nem sempre foi assim. Apesar dos indicadores positivos de IDH, escolaridade, emprego e outros relacionados aos aspectos sócio econômicos, até 2017 a Capital possuía altos índices de criminalidade violenta, inclusive homicídios. Foi a partir de 2018 que este quadro mudou — afirma.

De acordo com o secretário, a partir deste ano, os indicadores foram revertidos através do combate às facções criminosas e outras modalidades criminais. Com um trabalho integrado, investimento em inteligência e integração das forças policiais e sistema judicial, foi possível avançar no quesito segurança.

O resultado desse conjunto de ações, afirma, teve impacto em crimes mais graves, mas também em outras modalidades, reduzindo o medo da população de ser vítima de crimes, assim como aumentou a confiança na polícia.

Continua depois da publicidade

— Este tipo de vídeo não é apenas interessante, é muito importante porque mostra de uma maneira muito prática como as pessoas se sentem em nossa cidade e como isso tem impacto positivo na qualidade de vida. Podemos fazer coisas por aqui que não poderíamos fazer na maioria das outra capitais, e isso é maravilhoso — explica o secretário.

Rafael Ferrari gravou vídeo correndo por Florianópolis de madrugada

Leia também

Quem nasce em Florianópolis é? Pessoas não acertam gentílico da Capital e vídeo viraliza

Consumo e venda de moluscos são suspensos em áreas da Grande Florianópolis; veja quais