Um homem de 45 anos que foi resgatado após ficar dez horas soterrado em um buraco de mais de três metros em Canoinhas no fim de julho recebeu uma surpresa no final da tarde da última quarta-feira no Planalto Norte de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Os bombeiros de Canoinhas, Major Vieira e Três Barras fizeram foram visitar o homem e sua família. O acidente acontece no dia 24 de julho. Ele estava em um depósito de rejeitos de uma empresa quando foi resgatado.

A guarnição foi acionada por volta das 15h30 e o resgate foi concluído somente na madrugada do dia seguinte, por volta de 1h30. Quando as equipes de socorro chegaram ao local, encontraram o homem totalmente soterrado em uma vala.

De acordo com os bombeiros, o homem realizava a colocação de tubos quando aconteceu o acidente. Durante o resgate, tapumes e escoras precisaram ser colocados para conter a terra.

Os bombeiros tentaram uma comunicação e acesso por um buraco do outro lado da vala. Ao conseguirem contato, foi iniciada a retirada do material que o cobria, com uso de máquinas. As equipes se revezaram para a retirada da terra, aproximadamente 1,5 metro, que estava sobre a cabeça da vítima.

Continua depois da publicidade

Quando chegaram até o trabalhador, os bombeiros ofertaram oxigênio para depois continuar a retirada de terra e pedras que estavam ao redor dele, prendendo o corpo. Após dez horas de trabalho – com construção de vários tapumes de contenção da terra mole – as equipes conseguiram chegar até pernas do homem, que estavam o prendendo. Assim, ele foi retirado com vida da vala.

A vítima estava consciente e orientada apresentando escoriações pelo corpo, mas sem ferimentos graves. Após atendimento pré-hospitalar, ela foi conduzida pela Unidade de Suporte Avançado do SAMU, para a Unidade de Pronto-atendimento de Canoinhas.

Cerca de 25 Bombeiros, militares e comunitários, participaram da operação de resgate. Além da guarnição de Canoinhas, o trabalho ainda contou com o apoio dos Bombeiros de Major Vieira e Três Barras, e equipes do Samu