O que era para ser uma troca de gentilezas terminou em ofensas, prisão em flagrante e cadeia na Serra Catarinense na tarde da última terça-feira.

Continua depois da publicidade

Policiais civis da cidade de São Joaquim faziam diligências pelo Bairro Madre Paulina quando avistaram um homem juntando do meio da rua algumas sacolas com comida. Percebendo a dificuldade do cidadão em carregar as compras, os policiais pararam a viatura descaracterizada, se identificaram e ofereceram ajuda.

Porém, foram surpreendidos com a reação do homem, que teria passado a xingá-los furiosamente. Diante da atitude inesperada, os policiais mudaram o tom de voz e revistaram o indivíduo, que teria escondido nada menos que 24 cartuchos de espingarda calibre 20 nos bolsos da jaqueta.

O homem é um trabalhador rural de 39 anos de idade. Ele foi autuado em flagrante por desacato e porte ilegal de munição de arma de fogo, e como as penas máximas para os dois crimes somam seis anos, o suspeito não teve direito ao benefício do pagamento de fiança, possível para penas de até quatro anos.

– Ele estava meio atrapalhado com as sacolas de compras e os policiais pararam para ajudá-lo, mas como foram xingados, o revistaram e encontraram as munições. Ele praticamente pediu para ser preso, pois não tinha nada a ver com a investigação, relacionada a tráfico de drogas, e não havia nenhum motivo para ser abordado pelos policiais. E se ele fosse preso só por desacato ou só por porte ilegal de munição, poderia pagar fiança e ir embora, mas com a soma das penas, foi para a cadeia -, diz o delegado Diego Azevedo.

Continua depois da publicidade

O suspeito foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada (UPA) de São Joaquim, onde está à disposição da Justiça. Mas como não tem antecedentes criminais, o delegado acredita que ainda essa semana ele consiga a liberdade provisória.