Um homem de 24 anos foi preso em Palhoça, na Grande Florianópolis, na tarde desta sexta-feira (16) por suspeita de venda do Melzinho do Amor. O produto tem comercialização proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com o suspeito foram apreendidas duas caixas da mercadoria.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Ao todo, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos. A ação faz parte da operação que leva o nome do produto ilegal. Segundo o delegado Arthur Lopes, responsável pelas investigações, dois dos endereços alvos da vistoria eram do suspeito preso. Uma dos locais era uma casa em Florinaópolis. 

– A operação levou em conta um trabalho de investigação cibernética da Polícia Civil. Na casa de outro suspeito não foi encontrado o produto, mas ele confessou a venda e também foi autuado – contou o delegado.

O homem foi preso em flagrante pelo crime de falsificar, corromper, adulterar, alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais. Segundo a polícia, ele comprava e revendia o produto on-line. A venda do Melzinho do Amor é proibida pela Anvisa desde maio deste ano.

Continua depois da publicidade

Essa é a primeira prisão pela venda registrada em Santa Catarina. No dia 12 de julho, a Vigilância Sanitária de Lages, na Serra catarinense, apreendeu 130 unidades do produto. As caixas apreendidas na Grande Florianópolis serão enviadas para o Instituto Geral de Perícias (IGP) para a realização de perícia.

Empresas são notificadas

O Procon/SC notificou em junho cinco empresas que vendiam a substância e determinou a retirada de anúncios que comercializavam o produto na internet. 

A ação do Procon/SC aconteceu após denúncia da reportagem do Diário Catarinense e da NSC TV que mostrou como acontece a venda irregular em Santa Catarina. Durante cerca de um mês a equipe acompanhou a movimentação para a comercialização do produto.

Com o conhecimento das autoridades de fiscalização, a reportagem adquiriu o produto com um revendedor da Grande Florianópolis. O Melzinho da marca Vital Honey foi entregue lacrado ao Procon/SC, que encaminhou a amostra para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Continua depois da publicidade

Segundo o Procon, todos os sites retiraram os anúncios do produto do ar. Uma das páginas removeu 14.252 mil propagandas relacionadas ao Melzinho do Amor no dia 28 de junho.

Leia também 

Luciano Hang trocou helicóptero por chocolate

Ar polar deverá trazer o frio mais forte de 2021 em SC

Catarinense relata 10 minutos de terror durante enchente na Alemanha: “Desespero”

Morre Hello Kitty, uma das traficantes mais procuradas do Rio de Janeiro