Um homem de 27 anos em situação de rua morreu baleado em confronto com a Polícia Militar (PM) na manhã desta segunda-feira (22) no Centro de Florianópolis. Ele teria atacado os policiais com uma faca ao resistir a uma abordagem, segundo a PM. Trata-se da mesma pessoa que, no último dia 13 deste mês, havia tentado estuprar uma mulher também na região central da Capital catarinense.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O relato policial é de que o homem teria sido abordado embaixo do Elevado Dias Velho, local próximo ao acesso à Ilha e conhecido por servir de ponto de tráfico de crack entre pessoas em situação de rua.
Aparentemente transtornado, ele teria levado as mãos à parede do viaduto e se mantido, ainda assim, em um estado de negação, chacoalhando a cabeça para os lados. Um dos dois policiais presentes na ocasião se aproximou então para fazer uma revista, quando o homem teria puxado uma faca para atacá-lo.
A PM afirma que, em legítima defesa ao colega que poderia ser ferido, um soldado que assistia à revista realizou nove disparos de arma de fogo contra o homem abordado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou o óbito ainda no local, após ter sido acionado pelos policiais.
Continua depois da publicidade
Ao NSC Total, a Polícia Civil comunicou ter instaurado inquérito para apurar o ocorrido.
Além da recente tentativa de estupro, o homem morto tinha passagens policiais por furto, dano, roubo, tentativa de homicídio e lesão corporal. Na quinta-feira anterior (18), ele havia ferido uma vítima com facadas nos braços e nas costas, um dia depois de realizar furtos e roubos na rua Vidal Ramos, no Centro.
A morte dele foi a terceira em situação de confronto policial na Grande Florianópolis em três dias. No sábado (20), um homem foi morto no Morro do Horácio, em Florianópolis. Já na madrugada do domingo (21), ocorreu uma morte em troca de tiros no bairro do Brejarú, em Palhoça.
Leia mais
Homicídios caem, mas SC fecha 2023 com crescimento de 79% nas mortes em confronto
Florianópolis planeja internação involuntária de dependentes químicos em situação de rua
MP investiga suspeita de envio de pessoas em situação de rua para Florianópolis por cidade da Bahia