O homem que abriu fogo contra soldados da base militar americana de Fort Hood, no Texas, foi identificado como sendo um psiquiatra que atendia aos militares no local. Malik Nadal Hassan tinha cerca de 40 anos e seria transferido para outro país, segundo informações do Exército americano. Inicialmente, havia sido divulgado que ele foi morto no tiroteio, mas os militares anunciaram mais tarde que ele estava hospitalizado em condição estável.
Continua depois da publicidade
Ao todo, 12 pessoas foram mortas e pelo menos 31 ficaram feridas durante o tiroteio. Dois soldados que teriam auxiliado Hassan foram presos. Segundo o Exército americano, este foi o pior ataque a uma base militar no território do país.
Segundo o tenente-general Bob Cone, o tiroteio começou por volta das 13h30min (horário local), no Centro de Preparação de Soldados da base. Equipes de emergência precisaram ser deslocadas para atender os feridos.
Em discurso, o presidente Barack Obama prestou suas condolências aos familiares das vítimas e classificou o fato de “um incidente horrível de violência”.
– Já é duro quando nossos soldados perdem a vida em missões no exterior. É horripilante quando isso acontece em incidentes como este em suas próprias bases em solo americano – disse o presidente – São homens e mulheres que tomaram a decisão valente e altruísta de arriscar, e em algumas ocasiões dar a vida por nós a cada dia – acrescentou.
Continua depois da publicidade