Um homem morreu após ser atropelado na tarde deste domingo durante a Segunda Etapa do Catarinense de Arrancada, em Balneário Camboriú. O evento é realizado no Speedway Music Park, próximo ao Morro do Boi. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o condutor Joacir Cordova dirigia um DT-B Gol em alta velocidade quando o acidente aconteceu, por volta das 16h.
Continua depois da publicidade
Ele teria perdido o controle do veículo em uma troca de marchas e batido em outros dois carros antes de atropelar o segurança Flávio Duarte Silveira, 34 anos, e colidir contra uma pedra. A ocorrência foi atendida pelos bombeiros em conjunto com uma viatura particular contratada para o evento.
O motorista, que teve lesões no cotovelo, tornozelo e na cabeça, foi encaminhado pelos bombeiros para o Hospital Ruth Cardoso e passa bem. Flávio chegou a ser encaminhado para o mesmo hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Balneário Camboriú.
De acordo com o coordenador de arrancada e comissário da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc), Marcelo Venturela, a competição tinha alvará da federação, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros local:
– Todos os eventos têm alvará de funcionamento e são fiscalizados antes das provas. Uma UTI Móvel com médico também estava no local.
Continua depois da publicidade
O que diz a organização
Segundo o dono do Speedway Music Park, Geraldo Frare, o segurança Flavio Duarte Silveira estaria em uma espécie de bolsão ao lado da pista de desaceleração quando foi atingido pelo DT-B Gol dirigido por Joacir Cordova.
De acordo com Frare, os primeiros 200 metros da pista são para aceleração e os outros 200 para frenagem.
– Quando passou a linha dos primeiros 200 metros, o carro desacelerou e o piloto perdeu o controle do carro. Ele saiu uns quatro metros fora da pista e atingiu o Flavio – relata.
Frare acredita que o segurança estava no local aguardando o carro passar para atravessar a pista e acessar os boxes do complexo.
Continua depois da publicidade
– Flavio não poderia estar nesse local. Ele era orientado para isso. O Parque lamenta o ocorrido, mas agora não temos muito o que fazer – disse.
A Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc) emitiu uma nota oficial no site informando sobre o acidente. O texto informa que um dos pilotos perdeu o controle do carro e saiu da pista e que ele e um segurança foram levados pela equipe de socorristas ao Hospital Ruth Cardoso.
A federação não comunica a morte do segurança nem dá detalhes sobre como ocorreu o acidente. Confira a nota na íntegra:
“Um acidente ocorrido por volta das 16:00 horas da tarde de hoje, 26/04, interrompeu a realização da 2ª etapa do Campeonato Catarinense de Arrancada no “Speedway Music Park” em Balneário Camboriú.
Continua depois da publicidade
Um piloto acabou perdendo o controle de seu carro e saiu da pista. O piloto e um segurança foram encaminhados pela equipe de socorristas da prova ao Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú.
Com o intuito de evitar informações equivocadas e/ou desencontradas, a FAUESC (Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina) emitirá nova nota oficial na manhã de segunda-feira, dia 27/04.”
Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o momento do acidente no Speedway Music Park. Não se sabe quem é o autor das imagens: