Um último movimento no andaime usado para rebocar a parte externa de um prédio em construção na rua Oscar Rosas, no bairro Costa e Silva, em Joinville, bastou para que a estrutura despencasse enquanto um trabalhador ainda tentava sair.
Continua depois da publicidade
O acidente aconteceu no começo da tarde desta segunda-feira, na zona Norte de Joinville. Maurício dos Santos, 37 anos, caiu da altura do sexto andar do edifício e morreu na hora. Segundo companheiros de trabalho dele, o andaime cedeu quando dois cabos de aço de um dos lados da base se partiram.
– Só deu para ouvir o barulho. Era muito alto, não havia o que fazer – lamenta um dos operários.
Bombeiros chegaram a ser acionados, mas Maurício não tinha sinais vitais quando o socorro chegou. Ele e um colega, que também trabalhava na parte externa do prédio, já haviam largado as ferramentas e se preparavam para o almoço. O outro operário conseguiu entrar por uma janela sem mexer no andaime.
Continua depois da publicidade
Quando Maurício manuseou a estrutura para baixá-la na altura da janela, os cabos teriam estourado. Maurício era natural do Estado do Alagoas e morava há cinco anos em Joinville, no bairro Paranaguamirim.
Conforme operários, por cinco meses ele participou dos trabalhos internos na obra. As atividades no lado de fora, no alto do andaime, garantiriam uma verba extra.
Peritos e policiais civis avaliaram o local do acidente nesta segunda. Um inquérito será instaurado para apurar as responsabilidades pela morte do operário.
Continua depois da publicidade