Samuel Gonçalves de Almeida, de 54 anos, assassinou a mãe Luizita Gonçalves de Almeida, de 74 anos, a irmã Djanira Gonçalves de Almeida e o cachorro da família a marteladas e depois foi morto pela polícia no bairro Monte Cristo, em Florianópolis, na manhã desta quarta-feira.
Continua depois da publicidade
Por volta das 8h30min, Almeida foi até a casa da mãe e a atacou assim que ela abriu a porta. A irmã de Almeida ouviu os gritos da mãe e, ao tentar socorrê-la, também foi atacada. As duas morreram no local. Ao ouvir a confusão, um sobrinho de Almeida acordou e conseguiu fugir pela janela, evitando assim ser atingido por objetos que eram atirados pelo homem incontrolável. O adolescente de 15 anos pediu ajuda aos vizinhos.
Anderson Munhoz Madeira, um dos vizinhos que ouviu os gritos da mãe e da irmã de Almeida, chegou a entrar na casa a pedido do sobrinho e chamou pelo homem, que não respondeu.
De acordo com informações do delegado Ênio de Oliveira Matos, da Delegacia de Homicídios de Florianópolis, quando a polícia chegou ao local do crime, Almeida havia fugido pelos fundos da casa, correndo pelo telhado de uma residência vizinha. Ele seguiu pela Rua Nossa Senhora do Rosário, passando pela Luis Carlos Prestes até entrar pelas vielas do Bairro Monte Cristo.
Segundo relato de alguns moradores, ele iria em direção ao conjunto habitacional Panorama, onde tentaria matar a filha e a ex-mulher, Luciana.
Continua depois da publicidade
Segundo o delegado, depois de correr cerca de um quilômetro, Almeida foi abordado pela Polícia Militar, já na Rua Dr. Miguel Valentim da Silva. Ainda com o martelo usado para matar a mãe, a irmã e o cachorro em punho, foi alvejado por um tiro na perna, atingindo a artéria femoral. Apesar de receber socorro, morreu no local minutos depois.