O fim de um casamento resultou em tragédia na pequena Santa Cecília, cidade de 16 mil moradores e distante 110 quilômetros de Lages, na Serra Catarinense. Um homem inconformado com o término da relação matou a ex-mulher e depois foi encontrado morto dentro de um posto de saúde. O caso é tratado como homicídio seguido de suicídio e ocorreu na tarde desta quarta-feira.
Continua depois da publicidade
Conforme o Boletim de Ocorrência registrado na Polícia Civil, era por volta de 15h30min quando o motorista Orli Motta, de 38 anos, invadiu o posto de saúde do Bairro Nossa Senhora Aparecida à procura de Leila Motta Menegussi, 31.
Ao encontrá-la em uma sala, efetuou um disparo de revólver contra ela. Leila correu para outro ambiente, mas Orli a perseguiu, a trancou e atirou novamente. Os tiros atingiram a cabeça e o peito da mulher. Em seguida, ele teria se matado com um tiro na cabeça. Leila, que era enfermeira no local, chegou a ser socorrida pelos bombeiros e encaminhada ao hospital da cidade, mas morreu em seguida. A polícia trata o caso como crime passional.
O delegado Evandro Luiz Oliveira de Abreu lembra que, há alguns dias, Leila foi até a delegacia e solicitou uma medida protetiva contra Orli, que a estaria ameaçando. A Justiça deferiu o pedido e determinou que Orli não se aproximasse de Leila e sequer dos familiares dela. Ele chegou a prestar depoimento e assinou o compromisso, mas na tarde desta quarta-feira, descumpriu a ordem judicial, foi ao encontro da ex-mulher e praticou a tragédia.
Continua depois da publicidade
– Não era viável a prisão ou intervenção mais forte contra ele, porque a vítima nem mencionou que o suspeito poderia ter uma arma. Assim, a medida protetiva ficou restrita ao afastamento.
Para o delegado, não há dúvidas sobre os motivos e as circunstâncias da tragédia. Mesmo assim, ele vai instaurar um inquérito policial e ouvirá as testemunhas. Os corpos de Leila e Orli foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Caçador. O casal estava separado há algumas semanas e tinha uma filha de aproximadamente dez anos.