A polícia britânica que investiga o desaparecimento em 2007 da menina Madeleine McCann no sul de Portugal divulgou nesta segunda-feira dois retratos, elaborados com a ajuda de programas de computador de um homem que foi visto com uma criança no colo no momento do sequestro.

Continua depois da publicidade

A polícia destacou que é de “vital importância” determinar a identidade do homem, descrito como branco, com idade entre 20 e 40 anos, cabelo castanho, de tamanho e peso médio.

– Este homem pode ou não ser chave para desbloquear a investigação, mas falar com ele é vital importância para nós. Temos testemunhas que o colocam na área no momento do desaparecimento de Madeleine – disse ao canal BBC Andy Redwood, o oficial da Scotland Yard que comanda a investigação.

Madeleine McCann desapareceu em 3 de maio de 2007 em um hotel de Praia da Luz, no Algarve (sul de Portugal), em uma noite na qual seus pais saíram para jantar e deixaram os três filhos dormindo sem a supervisão de um adulto entre 20h30min e 22h00.

Os retratos falados foram divulgados na Alemanha e Holanda e foram elaboradas com base em depoimentos de duas testemunhas que viram o homem na área de Praia da Luz.

Continua depois da publicidade

O homem foi visto “com uma criança de três ou quatro anos com o cabelo louro e possivelmente de pijama” perto do apartamento alugado pela família McCann em Praia da Luz, disse Redwood.

O programa Crimewatch, da BBC, apresentará uma nova cronologia do desaparecimento da menina, que modifica consideravelmente o que havia sido informado até agora.

A polícia portuguesa arquivou o caso em 2008, mas oficiais da polícia metropolitana de Londres passaram dois anos revisando as evidências e em julho decidiram abrir uma investigação própria.

Os pais acreditam que a menina continua viva e não suspenderam a campanha para encontrar Maddie.