Um homem de 61 anos foi encontrado inconsciente após ser atacado por um enxame de abelhas na quinta-feira (25), em Chapecó, no Oeste de SC. Conforme os bombeiros, a vítima apresentava picadas pelo corpo todo.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Ainda segundo os bombeiros, a vítima foi socorrida por moradores da Linha Faxinal dos Rosas, no interior de Chapecó. Segundo os relatos, o homem foi encontrado já inconsciente e com o corpo todo machucado devido ao grande número de picadas.
A suspeita é de que ele tenha tido uma reação alérgica que levou a um choque anafilático — quando a garganta fecha e a pessoa fica impossibilitada de respirar.
Após ser atendido pelos bombeiros e receber oxigenoterapia, o homem foi encaminhado ao Hospital Regional do Oeste (HRO) onde recebeu atendimento médico e teve alto no mesmo dia.
Continua depois da publicidade
Como se proteger durante um ataque de abelhas
Em uma colmeia existem de 60 a 100 mil insetos, contando rainha, zangões e operárias. Um ataque pode ser conduzido por até 3 mil abelhas, ou seja, a mesma quantidade de picadas. Por esse motivo, algumas orientações são fundamentais. Confira:
– Abaixar-se, enquanto ainda não foi picado;
– Correr em ziguezague;
– Se estiver de camiseta, retirar a peça de roupa e usá-la para proteger o rosto, a cabeça e o pescoço (quanto mais picadas nessas regiões, maior chance de choque anafilático);
– Correr para um local em que é possível se abrigar;
– Fugir para locais onde há água: uma mangueira, um rio, uma piscina.
Leia também
Vespas asiáticas “assassinas” são encontradas pelo mundo
Ataque de abelhas na Serra do Rio do Rastro causa interdição de mirante
Reuniões familiares estão proibidas em Chapecó; entenda por que é hora de evitar encontros