Um homem de 49 anos foi morto a tiros por um policial militar na madrugada deste domingo, em Chapecó, no Oeste Catarinense. De acordo com as informações do boletim de ocorrência, ele estava ameaçando pessoas na rua com um facão e inclusive feriu um PM durante abordagem.
Continua depois da publicidade
Os agentes foram chamados às 5h40 depois que moradores ligaram para o 190 informando sobre o cidadão que tentava agredir quem passava pela Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. Agentes foram ao local e iniciaram uma negociação verbal com o homem, pedindo que ele entregasse o facão. No entanto ele resistiu.
Foi então que um agente disparou uma arma de choque contra o homem, que não surtiu efeito. Na sequência, foi disparada uma bala borracha, mas o agressor seguiu em pé e ainda feriu um policial. Por isso, de acordo com o 2º Batalhão de Polícia Militar, foi necessário uso de munição letal.
Imagens feitas por pessoas que estavam no local mostram que os agentes dispararam cerca de dez tiros contra o homem, que morreu no local. A ação foi comemorada e também criticada por quem presenciou.
A PM de Chapecó argumenta que foi adotada na ação a piramide da força pregada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, na qual o uso letal de força foi a última alternativa.
Continua depois da publicidade
O agente atingido está hospitalizado. Além das facadas, ele foi atingido por estilhaços dos disparos e fraturou a tíbia. O caso será investigado pela Divisão de Investigação Criminal. A PM abrirá também um Inquérito Policial Militar. A identidade do homem não foi divulgada, uma vez que foram encontradas divergências no RG dele.