Um homem foi preso na última quinta-feira (1) por vender aves silvestres pela internet em Joinville. Nove animais foram resgatados e apreendidos pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil após identificar o comércio ilícito.
Continua depois da publicidade
A operação policial tinha o objetivo de coibir o comércio dos animais silvestres e, durante a ação, o homem suspeito foi encontrado em uma casa no bairro Boa Vista, na zona Leste da cidade.
De acordo com a polícia, as investigações mostraram que as aves foram capturadas ilegalmente na natureza e eram expostas à venda por meio das redes sociais. Os valores chegavam a R$ 1 mil por ave.
> Confira cinco animais encantadores já avistados em Santa Catarina
Continua depois da publicidade
Por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, foi realizado o termo de compromisso e o procedimento investigativo foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal de Joinville.
Os animais silvestres apreendidos foram encaminhados ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). O órgão estadual vai realizar a triagem das aves por meio de profissionais habilitados, assim como lavrar as multas cabíveis.
> Cinco leis envolvendo animais que causaram polêmica em SC