Um homem foi preso preventivamente em Blumenau suspeito de abusar sexualmente de mulheres durante sessões de terapia com ayahuasca. Ele atuava na cidade há cerca de três anos.

Continua depois da publicidade

A prisão foi concluída no começo da tarde desta quinta-feira (5) após investigações da Delegacia de Proteção à Criança, Mulher, Adolescente e Idoso (DEPCAMI). Para o delegado David Sarraff, há suspeita de que ele tenha cometido violações sexuais mediante fraude, importunações sexuais e estupros de vulneráveis.

Leia mais: Operação Marias prende 18 pessoas em SC por crimes de violência doméstica contra mulheres

Segundo a polícia, o homem atraía e selecionava pacientes para sessões individuais no suposto espaço de terapia. Ele faria uso de substância e outros métodos que retiravam total ou parcialmente a consciência e a capacidade de discernimento da vítima.

Com a vulnerabilidade delas, de acordo com a polícia, ele cometia os atos sem consentimento. Ao menos 15 mulheres teriam sofrido abusos. Três delas já fizeram o registro na Depcami. O delegado pede que outras vítimas procurem a delegacia, no bairro Velha, para oficializar as denúncias.

Continua depois da publicidade

— Salientando que será dado o devido atendimento e resguardado o sigilo sobre a identidade das vítimas — destacou Sarraff.

Operação Marias

Desde o início da manhã desta quinta, a Polícia Civil de Blumenau tem participado da Operação Marias, que aconteceu em todo o Estado com a fiscalização e cumprimento de 102 medidas protetivas de urgência.

A operação tem o objetivo de fiscalizar as medidas e cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão de autores de crimes cometidos com o emprego de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Esclarecimento

Até as 9h20min de segunda-feira (9), o texto citava que o chá de ayahuasca é conhecido como o chá do Santo Daime. Porém, a prática adotada pelo terapeuta não tem relação com a doutrina do Santo Daime. O texto da notícia foi atualizado.

Continua depois da publicidade