Um homem foi preso em flagrante nesta sexta-feira (18) pela Polícia Civil de Santa Catarina, por cometer o crime de maus-tratos qualificado contra cachorros da raça pitbull, em Florianópolis. A operação foi realizada pela Delegacia de Proteção a Animais Domésticos do Departamento de Investigação Criminal da Capital (DPA/DIC), em conjunto com a Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com as denúncias, uma fêmea da raça pitbull e quatro filhotes eram mantidos em péssimas condições de abrigo, salubridade e saúde. O relato aponta que a fêmea ficava presa em corrente curta e não era castrada, o que infringe a determinação da Lei Estadual nº 14.204/2007.
Em um ano, Grande Florianópolis registra mais de 3 mil denúncias de maus-tratos a animais
O animal também apresentava escore corporal muito baixo (nível 2), classificação concedida para animais muito magros, sendo privada de atendimento médico veterinário. A Dibea iniciou acompanhamento do caso e, mesmo com quatro notificações realizadas, entre eles um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o tutor não atendou às determinações do órgão municipal.
Continua depois da publicidade
Após a falta de respostas, as equipes da DPA e da Dibea retornaram ao local e confirmaram que o homem não seguiu as solicitações feitas anteriormente. O responsável foi preso em flagrante pelo crime de maus-tratos qualificado a animais.

Os cães foram resgatados pela Diretoria de Bem-Estar Animal, onde vão receber atendimento até a finalização dos trâmites para adoção responsável. Foi formalizado o procedimento criminal na Central de Plantão Policial da Capital, onde o preso permanece à disposição do Poder Judiciário.
Leia também
VÍDEO: Cachorro fica ferido após ser vítima de maus-tratos e tutor é preso em SC
Florianópolis sedia Feira do Intercâmbio com oportunidades para 13 países
Dário Berger se filia ao PSDB nesta terça para disputar a prefeitura de Florianópolis