Um homem de 37 anos foi preso sábado à noite com armas na estrada Guaricanas, em Ascurra, Vale do Itajaí. O homem estava com um revólver calibre 38 e munição, uma espingarda calibre 12, 127 cartuchos intactos de calibres 12 e 38 e uma pequena quantidade de maconha. Ele tinha, ainda, um apito para atrair aves silvestres, estilingue e roupas camufladas, o que indicaria que ele seria um caçador.
Continua depois da publicidade
O homem foi preso e conduzido à delegacia de Polícia Civil, em Rodeio, onde pagou fiança. Ele responderá o processo criminal em liberdade. O local do flagrante encontra-se próximo aos limites de duas importantes unidades de conservação federal: a Floresta Nacional de Ibirama, que ocupa território dos municípios de Ibirama e Apiúna, e o Parque Nacional da Serra do Itajaí, que abrange terras nos municípios de Apiúna, Ascurra, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos.
A ação realizada sábado faz parte do plano de proteção da Floresta Nacional de Ibirama e foi coordenada por analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), com apoio de policiais do 7º Pelotão da Polícia Militar Ambiental de Rio do Sul.
Continua depois da publicidade