Um homem foi preso pela Polícia Militar na noite deste sábado (26), no bairro Quarta Linha, em Criciúma, após uma mulher ter desenhado um “X” na mão. O símbolo é um sinal usado por vítimas de violência como pedido de socorro, de forma que o agressor não perceba. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo a Polícia Militar, a mulher mostrou o sinal para o atendente de uma lanchonete. O funcionário do estabelecimento entendeu a mensagem e acionou a polícia, que enviou uma guarnição da Rede Catarina – programa da Polícia Militar de Santa Catarina direcionado à prevenção da violência contra a mulher. 

> Veja as cidades catarinenses que já começaram a vacinar idosos com 4ª dose

De acordo com a PM, o homem foi preso no local e levado para a Delegacia de Polícia de Criciúma, onde foi constatado que ele já tinha passagens policiais no Rio Grande do Sul. 

Continua depois da publicidade

Campanha Sinal Vermelho  

Criada em junho de 2020 pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a campanha visa orientar a sociedade que com um “X” na palma da mão, a mulher vítima de violência pode pedir ajuda em qualquer estabelecimento comercial para que o atendente chame a polícia. 

Veja outras formas de pedir ajuda em SC

  • WhatsApp da Polícia Civil: (48) 98844-0011
  • Site da delegacia virtual
  • Disque 100 ou através do número 182
  • Polícia Militar: 190

Leia também

Caminhão cai em ribanceira e motorista morre no Oeste de SC; veja vídeo

“Achei que ia morrer”, conta idosa após ataque feroz de cão em rua de Itapema

Pai atropelado em frente à hospital após ver filho nascer em SC morre depois de 22 dias