A Polícia Civil de Blumenau deflagrou na manhã desta quinta-feira uma operação que teve como alvo uma suposta agência de viagens, localizada na Rua João Pessoa, no bairro Velha, conhecida por auxiliar haitianos que moram na cidade.

Continua depois da publicidade

Segundo a polícia, as investigações começaram após denúncias de que o proprietário do estabelecimento, que também seria um imigrante haitiano, estaria aplicando golpes nos compatriotas, vendendo passagens supostamente falsas para os estrangeiros que pretendiam trazer os parentes ao Brasil.

– Era gerado o localizador da reserva da passagem, que não era paga à companhia aérea, mas os valores eram dados pelas vítimas. Além disso, o autor também ficava com parte do dinheiro que deveria ser transferido para os familiares das vítimas – explica o delegado responsável pelo caso, Lucas Gomes de Almeida.

Ainda de acordo com o delegado, o homem se valia da dificuldade de muitas vítimas na comunicação em língua portuguesa. Quando alguma vítima o questionava, ele argumentava que eles não poderiam falar nada, já que não sabiam falar português, que não adiantaria ir atrás da polícia.

A polícia fechou o estabelecimento e apreendeu o passaporte do autor, por suspeita de que ele poderia fugir do país. Segundo a polícia, ele teria pedido constantemente a renovação do documento na embaixada. Ele foi detido e depoimento à polícia negou os crimes. O suspeito deve responder pelas acusações em liberdade.

Continua depois da publicidade