Um homem foi detido por envolvimento em um suposto complô para executar um atentado terrorista na noite de Ano Novo em Melbourne, informou a Polícia australiana.
Continua depois da publicidade
O suspeito, de 20 anos, foi detido na segunda-feira (27) após uma batida em uma casa no subúrbio de Werribee, em Melbourne, e estava sendo interrogado. Ainda não foram apresentadas acusações contra ele.
“Supõe-se que o homem detido estivesse envolvido com preparativos em curso para planejar um ato terrorista na noite de Ano Novo em Melbourne”, informou a Polícia do estado de Victoria.
“A operação está em curso, no entanto as principais linhas de investigação foram concluídas e até este momento a Polícia não antecipa novas detenções”, prosseguiu.
Continua depois da publicidade
As autoridades australianas têm demonstrado preocupação crescente com a ameaça de ataques extremistas, e elevaram o nível de alerta nacional terrorista em setembro de 2014.
Segundo fontes oficiais, 13 atentados foram evitados nos últimos anos, inclusive um complô inspirado no planejado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) para o Dia de Natal do ano passado, também em Melbourne.
Naquele ataque frustrado, a Polícia informou que vários homens planejaram usar explosivos, facas e armas de fogo em locais lotados, inclusive na estação ferroviária de Flinders Street, na Federation Square e na Catedral de Saint Paul.
Continua depois da publicidade
Outro ataque frustrado recentemente evolveu uma tentativa direta do EI de derrubar um avião usando um gás venenoso ou uma bomba disfarçada em um moedor de carne.
No entanto, outros atentados tiveram sucesso na Austrália, incluindo um cerco em um café de Sydney, em 2014, que terminou com a morte de dois reféns.
* AFP