Marcelo Correa Barbosa, 38 anos, foi condenado a 26 anos e oito meses de reclusão pela participação em uma tentativa de assalto a uma agência da cooperativa de crédito Blucredi, no bairro Belchior, em Gaspar, em abril de 2014.

Continua depois da publicidade

De acordo com a sentença proferida pela juíza Graziela Shizuiho Alchini, da comarca de Gaspar, Barbosa foi condenado pelo crime de latrocínio tentado, ou seja, uma tentativa de roubo seguida de morte. A juíza determinou o cumprimento da pena inicialmente em regime fechado. O condenado está atualmente recolhido no Presídio Regional de Blumenau.

Entenda o caso

O crime foi cometido no dia 22 de abril de 2014, por volta das 14h. De acordo com o relato dos fatos apresentado na denúncia pelo Ministério Público, Barbosa chegou a agência da Blucredi acompanhado pelo comparsa Ederson Zandonai e outros dois agentes que não foram identificados.

Continua depois da publicidade

Segundo a denúncia, eles estavam armados com pistolas semiautomáticas calibre .45 e .9 milímetros e usavam coletes à prova de balas. Eles entraram no estabelecimento e ameaçaram funcionários e clientes, que foram obrigados a deitar no chão. Com as vítimas dominadas eles conseguiram roubar R$ 46,8 mil reais, um revólver calibre .38 do segurança da agência e um veículo de uma das clientes, que foi utilizado na fuga.

No bairro Alto Braço do Baú, já em Ilhota, houve troca de tiros com a polícia militar e civil. Ederson Zandonai foi baleado, não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital. Barbosa foi capturado e com ele foram recuperados o dinheiro e os objetos furtados. Os outros dois agentes furgiram pela mata e não foram localizados.