A dupla presa em flagrante com garrafas de álcool na noite desta segunda-feira, em Guaramirim, no Norte de Santa Catarina, vai responder criminalmente por posse ilegal de artefato incendiário ou explosivo, crime previsto no Estatuto do Desarmamento.
Continua depois da publicidade
O homem de 29 anos foi autuado em flagrante e encaminhado ao Presídio de Jaraguá do Sul. Ele já responde a processo por porte ilegal de arma e disparo de arma de fogo.
O adolescente de 16 anos não ficou preso, mas foi encaminhado ao Ministério Público e deve responder pelo ato infracional. O garoto já tem quase 40 boletins de ocorrência no nome dele por diversos atos infracionais.
Além das garrafas com álcool, a polícia apreendeu um galão, isqueiro, caixa de fósforo, um par de luvas e um rolo de papel higiênico dentro do carro dos suspeitos.
Continua depois da publicidade
Em depoimento na delegacia, a dupla justificou que o material apreendido seria utilizado para fazer um churrasco. Porém, diante da nova onda de atentados no Estado, a justificativa dos suspeitos não convenceu o delegado Eric Issao Uratani, da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Jaraguá do Sul, que os responsabilizou pelo ato.
– Eles não estavam com coquetel molotov, mas havia material para preparar o artefato – avaliou.
Os dois foram abordados pela Polícia Militar em atitudes suspeitas em um carro com placas de Palhoça após sair de um posto de combustíveis, na BR-280. A dupla já havia sido observada pela PM próxima ao posto durante a tarde.
Continua depois da publicidade
Como o adolescente é bem conhecido pelas diversas passagens criminais, os policiais desconfiaram e abordaram a dupla. Em princípio, não havia irregularidades com o carro que está no nome da mãe do homem de 29 anos.