Primeiro paciente a morrer vítima de coronavírus em Santa Catarina, o homem de 86 anos que faleceu nesta quarta-feira em São José, na Grande Florianópolis, tinha dado entrada no hospital na segunda-feira (23), dois dias antes de morrer. Ele estava com a saúde debilitada, com piora no quadro geral nos últimos dois meses, informou a Secretaria de Saúde do Estado. Antes de ser levado ao hospital, o homem permaneceu cinco dias em um asilo na cidade de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Conforme a prefeitura de Antônio Carlos, o idoso foi levado por um filho para uma casa de repouso localizada no município no dia 18 de março. Ele havia sofrido uma queda duas semanas antes e apresentava fraturas, anemia e infecção urinária, bem como histórico de Parkinson. Na segunda-feira (23), começou a ter hipotermia e hipertensão e foi levado pelo Samu ao Hospital Regional de São José, onde morreu na madrugada de quarta.
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
Além disso, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, o paciente vinha apresentando há dois meses uma piora do estado de saúde, com inapetência progressiva (recusa à alimentação) e aumento do grau de dependência para realização de tarefas diárias. De acordo com os boletins médicos, ele não tinha histórico de febre e tosse.
As amostras para testagem da Covid-19 foram colhidas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em função da característica do quadro. O teste confirmou a presença de coronavírus SARS-CoV2. O paciente foi mantido em isolamento respiratório, mas morreu na quarta-feira.
Continua depois da publicidade
O óbito foi comunicado oficialmente pelo governador Carlos Moisés no Twitter às 23h59min de quarta. ''Notícia triste: hoje perdemos o primeiro catarinense para o coronavírus. Paciente masculino, de 86 anos, faleceu em São José. Deus nos abençoe e proteja e console a família'', escreveu Moisés.
Na manhã desta quinta, o governador gravou vídeo onde voltou a lamentar a primeira morte pela doença no Estado e também reforçou o pedido para que a população continue evitando sair de casa.
Idosos de asilo serão submetidos ao teste do coronavírus
Conforme a prefeitura de Antônio Carlos, a casa de repouso onde o idoso que morreu por coronavírus esteve antes de ser levado ao hospital possui 28 residentes idosos e 29 profissionais. Eles serão testados para Covid-19 pela Vigilância Epidemiológica do município, com o apoio técnico do serviço de Vigilância Epidemiológica.
A prefeitura também informou que, na segunda-feira (23), a Vigilância Sanitária do município, com o acompanhamento da Polícia Militar, visitou casa de repouso para verificar o cumprimento da nota técnica que trata do enfrentamento do coronavírus.
Continua depois da publicidade
Durante a ação, foi observado o uso dos equipamentos de proteção individual pelos profissionais e os responsáveis pela casa foram orientados a intensificar o treinamento para manejo de possíveis residentes com suspeita de coronavírus. Verificou-se ainda um estoque mínimo de EPIs (equipamentos de proteção individual) e a dificuldade de comprá-los, mesma dificuldade encontrada pelos serviços públicos de saúde, informou a prefeitura.
Casos confirmados em SC
Até o momento, Santa Catarina registra 122 pessoas casos confirmados de coronavírus, segundo a última atualização da Secretaria de Saúde, feita na noite desta quarta-feira. Seis estão em Unidade Intensiva de Tratamento (UTI). São 325 casos suspeitos. Entre os pacientes, 53% são mulheres. Há pacientes confirmados em 28 municípios de SC.
> Painel do coronavírus: confira a evolução da doença em Santa Catarina