Um homem foi vítima de estelionato e perdeu R$ 9,5 mil ao comprar um carro anunciado em uma rede social. O caso foi registrado em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira (2). De acordo com a Polícia Militar, o homem viu o anúncio do veículo Ford Focus e entrou em contato com o anunciante.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Durante a conversa, por uma rede social, o suposto vendedor informou que o carro era, na verdade, do primo que morava em Tubarão. Após fechar negócio com uma mulher que apresentou o carro, a vítima realizou um PIX no valor de R$ 9,5 mil, que não foi recebido pela vendedora. Em seguida, ambos discutiram.
Ministro Alexandre de Moraes mantém prisão da “Fátima de Tubarão” pelo 8 de janeiro
Ao olhar o comprovante, verificaram que o nome de quem recebeu o valor não era de nenhum dos envolvidos na negociação. Somente neste momento eles perceberam o golpe. Um boletim de ocorrência foi registrado e ninguém foi preso.
Continua depois da publicidade
Como funciona o golpe
Conforme a PM, esse “modus operandi” já é conhecido pelas autoridades. Os criminosos pegam fotos de outros anunciantes e “clonam” o anúncio. Geralmente, colocam um valor abaixo do mercado, justamente para atrair possíveis compradores.
Em seguida, o golpista finge, ao mesmo tempo, ser o anunciante para a vítima e o comprador para o vendedor real. O fraudador faz as duas partes se encontrarem, informando para ambos que quem irá ao local é um parente ou amigo.
Depois da vistoria, o comprador, pensando que está pagando o verdadeiro vendedor, é instruído a fazer uma transferência ao golpista. Só depois, quando o dinheiro não cai na conta, as vítimas percebem que foram enganadas. Por isso, o crime é conhecido como “golpe do falso intermediário”.
Leia mais
Preso em operação, prefeito de Urussanga renuncia ao mandato
Discussão no trabalho termina com um homem morto em Criciúma