Um homem de 45 anos ficou gravemente ferido após cair de cerca de 60 metros em uma cachoeira em Treze de Maio, Sul de Santa Catarina, na tarde desse domingo (5). Segundo o Corpo de Bombeiros, ele teve fratura exposta nas pernas, hemorragia no braço direito e uma lesão grave de coluna. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Ele foi resgatado e levado ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão. Segundo a unidade, ele seguia internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com múltiplas fraturas, até 17h50 desta segunda-feira (6).
A cachoeira fica no Rio Perdoná, no bairro São Gabriel, e, segundo os bombeiros, é de difícil acesso. Para chegar até lá é preciso passar por uma trilha íngreme e escorregadia.
Ainda conforme os bombeiros, o homem caiu após se aproximar da beirada da cachoeira e escorregar em uma pedra. O resgate teve apoio do helicóptero dos bombeiros. Durante o atendimento, a vítima foi imobilizada e colocada em uma maca, e içada até metade da trilha.
Continua depois da publicidade
Quem era o empresário que morreu em acidente na ponte Colombo Salles, em Florianópolis
Depois, foram usados cabos para levar a maca manualmente até a parte superior da cachoeira, onde a equipe médica do helicóptero dos bombeiros aguardava pelo homem ferido. Os bombeiros voluntários de Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio atuaram no resgate e atendimento ao ferido.
Como evitar acidentes em cachoeiras
Para fazer trilhas em cachoeiras, é preciso verificar a previsão do tempo, para evitar fenômenos como a chamada “cabeça d’água”, uma espécie de onda que se forma com o aumento repentino do nível do rio. Caso tenha chovido no dia anterior ou na data da trilha, a recomendação é não fazer essas trilhas.
Outro cuidado é verificar se há sinal de celular, caso seja preciso chamar os bombeiros, pelo telefone 193. O pedido de ajuda deve ser feito o mais cedo possível, já que, com claridade, há melhor visibilidade e os socorristas têm acesso a mais recursos, como o helicóptero, por exemplo.
Confira outros cuidados
- se possível, procure locais com a prevenção de guarda-vidas;
- por mais que você conheça o local, rios, lagos, cachoeiras estão em constante mudança, então sempre aja como se não conhecesse;
- cuidado com buracos e fundos de lodo, você pode afundar rapidamente;
- se o rio tiver correnteza, nunca entre com água acima do joelho;
- nunca mergulhe de cabeça, pois pode causar mortes ou paralisia;
- cuidado com o limo nas pedras, ele pode fazer você escorregar e cair na água;
- sempre avise parentes e amigos sobre o local que você está indo e a hora programada para retorno;
- leve um telefone carregado e verifique se a área possui sinal, para utilização em casos de emergência;
- utilize colete salva-vidas. As boias causam uma falsa sensação de segurança, podendo estourar ou virar;
- ao entrar na água a referência que se deve ter é: “água no umbigo é sinal de perigo”, pois esse é o ponto de referência do equilíbrio;
- se você for entrar na água, tenha alguém observando, já que, por mais que saiba nadar, pode ser acometido de um mal-estar ou mal súbito;
- se você ingeriu bebida alcoólica ou fez uma refeição recentemente, não entre na água;
- se mesmo com todas as dicas de prevenção você tiver uma ocorrência em rio, tente manter a calma, não lute contra a correnteza, guarde suas forças para flutuar e acene por socorro imediatamente.
Continua depois da publicidade
Leia também
Adolescente morre afogado em praia de Itapema
VÍDEO: Ciclone deixa mar “grosso” e água invade praias em Florianópolis