Um contribuinte em Portugal vai comparecer nesta quinta-feira em um tribunal de Matosinhos (norte) por assaltar 12 bancos com uma pistola de plástico para pagar, com os 92.000 euros obtidos, uma dívida com a Receita Federal.
Continua depois da publicidade
O acusado é um empresário italiano, de 36 anos, que mora perto do Porto, onde é dono de várias pizzarias. No início de 2015, os negócios começaram a ir mal, e as dívidas foram-se acumulando, informa o Jornal de Notícias, principal veículo da região.
Para pagar suas dívidas, ele decidiu saquear os bancos do norte e do centro do país, com a ajuda de um chaveiro, também italiano, entre fevereiro e setembro de 2015.
O principal suspeito usou o roubo para quitar quase toda sua dívida com o Estado português – com a Receita, com a Previdência Social e pelo menos 17.000 euros em multas por não pagar pedágios nas autoestradas.
A cada roubo, o acusado e seu cúmplice, pouco prudentes, usavam o veículo do próprio empresário. De peruca e máscara, erguiam a arma falsa e esvaziavam o caixa.
Continua depois da publicidade
A Polícia acabou chegando aos criminosos, que imediatamente confessaram seus crimes. O advogado do empresário italiano disse que seu cliente apresentará à Justiça todos os recibos dos pagamentos feitos ao Estado português.
ode/bh/ib/tjc/lmm/tt