Um homem de 24 anos foi detido pela Polícia Militar de Blumenau na noite desta quarta-feira pelo crime de violência doméstica. Ele teria ameaçado divulgar fotos íntimas da namorada e atear fogo na casa se ela terminasse o relacionamento. Era por volta das 21h30min quando os agentes foram acionados e conduziram o rapaz para a Central de Polícia. O caso foi registrado na Rua Sumaré, no bairro Velha Central.
Continua depois da publicidade
De janeiro a julho deste ano, ao menos 541 mulheres foram ameaçadas por seus companheiros ou familiares em Blumenau. O dado é da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina. Para combater a violência doméstica, a cidade conta com uma iniciativa da Polícia Militar chamada Rede Catarina, em que agentes monitoram a situação da vítima e prestam auxílio quando necessário. O serviço pode ser solicitado pelo telefone 3221-7332 ou pelo e-mail 10bpmredecatarina@pm.sc.gov.br.
Outros canais para buscar ajuda:
Polícia Militar
– Telefone 190: quando presenciar ou vivenciar algum episódio de violência contra a mulher.
Continua depois da publicidade
Central de Atendimento para Mulher em Situação de Violência
– Telefone 180: para buscar orientação sobre direitos e serviços públicos à população feminina, bem como para denúncias ou relatos de violência.
Delegacia de Polícia de Proteção a Mulher, Criança e Adolescente
– Telefone 3329-8829: para registrar ocorrência de violência contra a mulher, bem como requerer medida protetiva e iniciar processo contra agressor.