Foram divulgados na noite deste domingo os vencedores nas principais categorias do Prêmio Emmy, entregue pela Academia de Televisão Americana. Dentre as séries dramáticas, Homeland confirmou a boa impressão causada por sua primeira temporada e recebeu quatro Emmy, incluindo o de Melhor Série Dramática, impedindo o possível pentacampeonato de Madmen. Homeland também foi premiada nas categorias Roteiro (por seu episódio piloto), Melhor Ator e Melhor Atriz. Dentre as comédias, a grande vencedora foi Modern Family.
Continua depois da publicidade
Homeland é um retrato da paranoia americana da Guerra ao Terror, e é centrada no conflito entre uma agente bipolar do FBI e um militar americano libertado depois de anos prisioneiro no Oriente Médio – e que pode ou não ter se convertido ao islamismo e se tornado um terrorista infiltrado. Damian Lewis, que vive o suspeito herói de guerra, recebeu o Emmy em sua primeira indicação, suplantando Bryan Cranston (Breaking Bad), favorito antes do começo da cerimônia. Já Claire Danes, velha conhecida do prêmio (foi indicada pela primeira vez aos 15 anos), deixou para trás com sua interpretação da agente do FBI candidatas de expressão como Julianna Margulies (The Good Wife), Kathy Bates (Harry’s Law) e Glenn Close (Damages). Homeland também já havia vencido dois prêmios técnicos anunciados com antecedência, no último dia 15: Elenco e Edição em Série Dramática.
Nas produções para TV, Game Change, telefilme que reconstitui as meteóricas ascensão e queda da governadora republicana do Alasca, Sarah Palin, durante a campanha presidencial de 2008, consagrou Julianne Moore como melhor atriz pela representação do polêmico papel-título. Game Change ainda saiu da cerimônia com prêmios para o diretor Jay Roach e para o roteirista Danny Strong. Ainda dentre os telefilmes, o Emmy também resgatou dois astros veteranos Kevin Costner e Tom Berenger, respectivamente ator e ator coadjuvante pelo western Hatfields & McCoys.
Entre as séries cômicas, não foi surpresa que a terceira temporada de Modern Family tenha saído com um bom número de premiações. Os vencedores das principais categorias do Emmy, foram anunciados na noite deste domingo. Produção da Fox, Modern Family aborda com humor as relações complexas de uma família contemporânea que extrapola o modelo núclear tradicional. A comédia vem sendo apontada pelos críticos como uma produção inovadora no formato bastante convencional das sitcoms americanas, e deixou a premiação com troféus nas categorias Atriz Coadjuvante (Julie Bowen), Ator Coadjuvante (Eric Stonetreet) e Direção em Série Cômica (Steven Levitan).
Nas premiações aos melhores atores cômicos, a vitória de Jon Cryer, por Two and a Half Men, se não pode ser definida como inesperada, ao menos contrariou as expectativas da imprensa especializada, que via Louis C.K. (Louis) e Jim Parsons (The Big Bang Theory) como favoritos. Depois de temporadas turbulentas à sombra dos excessos de Charlie Sheen, Cryer continuou a série contracenando com Ashton Kutcher, que entrou para substituir Sheen como um milionário que arremata a casa em que os irmãos viviam em Malibu. Já Julia Louis-Dreyfus recebeu o reconhecimento que era esperado por Veep, série na qual interpreta uma vice-presidenta dos Estados Unidos lutando para não ser engolfada pela inexpressividade de seu cargo.
Continua depois da publicidade
Os vencedores nas principais categorias:
Melhor Série Dramática
Homeland
Direção – Série Dramática
Tim Van Patten – Boardwalk Empire (episódio To The Lost)
Roteiro _ Série Dramática
Alex Gansa, Gideon Raff e Howard Gordon – Homeland (episódio piloto)
Ator de Série Dramática
Damian Lewis – Homeland
Atriz de Série Dramática
Claire Danes – Homeland
Ator Coadjuvante em Série Dramática
Aaron Paul – Breaking Bad
Atriz Coadjuvante em Série Dramática
Maggie Smith – Downton Abbey
Ator Convidado em Série Dramática
Jeremy Davies – Justified
Atriz Convidada em Série Dramática
Martha Plimpton – The Good Wife
Minissérie ou Telefilme
Game Change
Direção – Minissérie, Telefilme ou Especial
Jay Roach – Game Change
Roteiro – Minissérie, Telefilme ou Especial
Danny Strong – Game Change
Ator em Minissérie ou Telefilme
Kevin Costner – Hatfields & McCoys
Atriz em Minissérie ou Telefilme
Julianne Moore – Game Change
Ator Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme
Tom Berenger – Hatfields & McCoys
Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme
Jessica Lange – American Horror Story
Melhor Série Cômica
Modern Family
Direção – Série Cômica
Steven Levitan, Modern Family -(episódio Baby On Board)
Roteiro em Série Cômica
Louis C.K. – Louie (episódio Pregnant)
Ator em Série Cômica
Jon Cryer – Two And A Half Men
Ator Coadjuvante em Série Cômica
Eric Stonestreet – Modern Family
Atriz de Série Cômica
Julia Louis-Dreyfus – Veep
Atriz Coadjuvante em Série Cômica
Julie Bowen – Modern Family
Ator Convidado em Série Cômica
Jimmy Fallon – Saturday Night Live
Atriz Convidada em Série Cômica
Kathy Bates – Two And A Half Men
Elenco de Série Cômica
Girls
Elenco de Minissérie ou Telefilme
Game Change
Série Infantojuvenil
Os Feiticeiros de Waverly Place
Animação
Os Pinguins de Madagascar – The Return Of The Revenge Of Dr. Blowhole
Animação – Curta Duração
Regular Show – Eggscellent
Programa de variedades
The Daily Show with Jon Stewart
Programa de Competição ou Reality Show
The Amazing Race
Apresentador de Reality Show ou Programa de Competição
Tom Bergeron – Dancing with the stars