Mais um final de etapa emocionante da Volvo Ocean Race. A perna entre a África do Sul e os Emirados Árabes Unidos terminou com vitória apertada dos holandeses do Team Brunel, que cruzaram a linha de chegada 16 minutos na frente do segundo colocado, o chinês Dongfeng. O terceiro foi o Abu Dhabi Ocean Racing, para a festa da torcida local.
Continua depois da publicidade
Para vencer a perna entre a Cidade do Cabo, na África do Sul, e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Team Brunel teve que dar a última cartada já na aproximação ao porto. Atrás nas últimas 24 horas, os holandeses encontraram vento ‘do nada’ na milha derradeira e ganharam a etapa de mais de 9 mil quilômetros. A primeira posição estava quase certa nas mãos do Dongfeng.
– Estamos muito felizes pela vitória. Sempre digo que é melhor ter sorte do que ser bom, mas confesso que nessa etapa também fomos perfeitos. Poderíamos ter terminado em último, de tão difícil que foi. A nossa equipe fez um trabalho fantástico e velejamos melhor do que na primeira perna – disse Bouwe Bekking, comandante do Team Brunel.
O final da etapa, além de equilibrado, foi congestionado na passagem pelo estreito de Ormuz – que tem 400 metros de largura e liga o Golfo de Omã ao Golfo Pérsico. Nos últimos dois dias, os barcos tiveram companhia de muitas embarcações, principalmente que transportam petróleo, já 50% das produtoras estão naquela região.
Continua depois da publicidade