Líder do Mundial de MX2 após seis etapas de forma invicta, o holandês Jeffrey Herlings (KTM) mostrou logo na primeira bateria da categoria, no GP Brasil de motocross, que está em nível acima dos demais pilotos.

Continua depois da publicidade

:: Confira a programação de domingo do GP Brasil de Motocross, em Penha

Pupilo do ex-campeão mundial Stefan Everts, Herlings assumiu a liderança após 28 minutos de prova e cruzou a linha de chegada com 13 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, o compatriota Glenn Coldenhoff.

Com o 12º melhor tempo da sessão classificatória, Herllings não conseguiu largar entre os primeiros. O holeshot, posição conquistada pelo primeiro piloto a contornar a primeira curva, ficou com o russo Alexander Tonkov, 19º colocado no Mundial. Perseguido por Glen Coldenhoff, Tonkov não conseguiu segurar a ponta por muito tempo.

Coldenhoff ultrapassou o russo após quatro voltas na pista do Parque Beto Carrero World que, ao contrário do ano passado, ofereceu boas condições para os pegas entre as motos com 250 cilindradas.

Continua depois da publicidade

O holandês Jeffrey Herlings teve que fazer uma corrida de recuperação e na primeira volta já aparecia em nono lugar. Quando Coldenhoff assumiu a primeira posição, o piloto de fábrica da KTM já vinha em quarto lugar, atrás do alemão Jack Nicholls, o terceiro colocado.

Com uma pilotagem agressiva e sem erros, Herlings foi ultrapassando seus adversários sem dificuldades até assumir o primeiro lugar a sete minutos do fim do tempo regulamentar (35 minutos). Mesmo na liderança, Herlings não diminuiu o ritmo e aproveitou as últimas duas voltas para aumentar a vantagem sobre o segundo colocado e manter a invencibilidade no Mundial. Até o momento, o holandês venceu as 13 baterias disputadas na temporada.

Brasileiros

O melhor brasileiro na prova foi o paulista Thales Villardi, em 18º. Ele travou um duelo particular com o catarinense Anderson Cidade, que terminou em 19º, a frente de Rodrigo Andrade, o 20º. O trio terminou a prova uma volta atrás do líder, Jeffrey Herlings. Caio Lopes, em 21º, e Heitor Assunção, em 23º completaram a participação verde amarela na primeira corrida deste domingo.