Holanda e Espanha fazem uma final inédita na busca por um título que ambas ainda não têm. Além desta marca a ser ultrapassada, outros fatos curiosos circundam o confronto deste domingo. Confira:

Continua depois da publicidade

Faz tempo – Desde 1978, uma final de Copa não reúne duas equipes que jamais haviam conquistado um Mundial. Na ocasião, Argentina e Holanda decidiram o título. Melhor para os argentinos (foto), donos da casa, que bateram os holandeses por 3 a 1. A Laranja segue na fila.

Desbravadores – O vencedor do jogo deste domingo vai entrar para a história do futebol europeu: nunca uma equipe do continente conquistou uma Copa fora da Europa.

Bom sinal – As duas seleções contam com técnicos que nasceram nos respectivos países. É uma indicação positiva para ambas, pois jamais uma seleção levantou uma Copa sendo treinada por um estrangeiro.

100% de verdade – A Holanda está a uma vitória de alcançar o feito da Seleção Brasileira de 1970 (foto), que ganhou todos os jogos das Eliminatórias de 1969 e da Copa um ano depois, chegando ao tricampeonato no México.

Continua depois da publicidade

Para quebrar a escrita – A Fúria não tem como alcançar os 100% de aproveitamento, uma vez que perdeu para a Suíça na estreia. No entanto, ela pode romper outro tabu: nunca uma seleção que foi derrotada na estreia da Copa venceu o Mundial.

Equilíbrio total – Holandeses e espanhóis se conhecem dentro das quatro linhas há um bom tempo, desde 1920. De lá para cá, fizeram nove jogos, com quatro vitórias para cada lado e um empate. A Fúria marcou 15 gols, enquanto a Laranja fez 11.

>>> Confira a matéria agregadora da decisão